Fotografia: Pexels
Nécessaire

5 dicas para te livrares de passar horas em tarefas domésticas

Segue as dicas para não ficares preso às tarefas de casa. Queres deixar de passar a ferro?

As tarefas de casa não são o plano mais entusiasmante da semana, mas alguém tem que as fazer. Na maior parte das vezes, são as mulheres: elas encarregam-se de 62% das tarefas domésticas, enquanto os homens realizam uma média de apenas 35%. Os 3% restantes são feitos pela ajuda externa remunerada.

Este é um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos para a consultora espanhola PRM, que mostra como a mulher ainda é a principal responsável pelas tarefas domésticas no século XXI, embora o cenário tenha vindo a mudar progressivamente com a alteração do verbo “ajudar” por “partilhar” as tarefas entre casais. 

Seja quem for que as faça, poucas pessoas gostam. Os portugueses abominam tanto a realização destas tarefas que 31% admite que só limpa a casa “quando há pó ou sujidade visível no chão”, de acordo com o Dyson Global Dust Study.  

No Dia da Dona de Casa, que se celebra a 3 de novembro, delega as tarefas ou torna a rotina doméstica muito mais simples com estas cinco dicas.  

1. Como nunca mais passares a ferro 

Basta seguir três métodos para nunca mais passares a ferro e tudo começa no momento de estender a roupa. A especialista em limpeza e organização Joana Gonçalves Tavares mostra o que tens de fazer.  

2. Limpa a casa mais rápido 

Tudo o que sempre quisemos ouvir: como limpar a casa depressa e bem. A chave para esta dica é a organização, nos mais variados aspetos: organizar o tempo, os produtos e o método de limpeza. Uma vez que comeces, quando deres por ti, já chegaste ao fim.  

3. Dobra a roupa como a Marie Kondo 

Não podíamos ter dicas para tarefas domésticas sem uma nota da guru da organização: Marie Kondo. Um dos seus métodos mais conhecidos é o KonMari fold, que consiste em tirar tudo para fora das gavetas e armários, ver com o que queremos manter e voltar a arrumar, mas já dobrado de forma mais inteligente para que cada peça ocupe menos espaço e esteja visível na hora de usar.  

Vê como dobrar os básicos.  

4. Poupa tempo na cozinha 

Cortar legumes em pedaços maiores é o nosso lado apressado (ou preguiçoso) a tentar poupar tempo na preparação de uma refeição. Mas, sem sabermos, estamos a fazer com que tudo demore ainda mais tempo. Uma das dicas para poupares tempo na cozinha é precisamente cortar tudo em pedaços pequenos de modo a que demorem menos tempo a cozinhar.  

Vê mais cinco dicas para resistires ao delivery quando tens pressa de comer.  

5. Não deixes estragar alimentos 

Em Portugal, foram desperdiçados 184 quilos de alimentos por habitante só em 2020. É possível que estejas dentro da estatística que coloca o nosso país na 4.ª posição dos que mais desperdiçaram alimentos no ano de pandemia da União Europeia, mas podes ajudar a mudar os números. 

A organizadora profissional Marta Vedor tem três dicas para não deixares estragar alimentos que nunca faltam em casa, como o pão. 

Gourmet

Herdade das Servas: há um novo Vinhas Velhas branco para descobrir

À semelhança do Vinhas Velhas tinto, que já vai para a sua sexta colheita, um produtor alentejano acaba de lançar um novo vinho com uvas brancas velhas.

Nécessaire