Alecrim | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Há uma erva aromática que melhora a saúde do cérebro e o humor

Esta erva aromática que temos guardada num frasco, quiçá esquecida, pode ajudar a melhorar a função cerebral e ainda faz crescer o cabelo.

Antigamente, eram atribuídos poderes mágicos ao alecrim. Agora, esta planta parece ser fundamental para o bem-estar mental e cerebral, porque ajuda a estabilizar o humor e reforçar as capacidades cognitivas, segundo vários estudos.  

Para a Universidade de Harvard, mais precisamente para Uma Naidoo, psiquiatra nutricional e especialista em cérebro, "a utilização da erva e dos seus extratos pode ajudar a aliviar a dor, ao mesmo tempo que atua como um tónico para o sistema nervoso, aliviando os sintomas de stress, depressão e ansiedade". Até a sua capacidade de prevenir o envelhecimento cerebral ou a doença de Alzheimer está atualmente a ser estudada.

Um outro estudo da Healthline reafirma a sua eficácia, concluindo que  tomar 500 mg de alecrim duas vezes por dia durante 1 mês reduziu significativamente os níveis de ansiedade e melhorou a memória e a qualidade do sono de estudantes universitários.

Já o Centro de Investigação sobre o Cérebro, o Desempenho e a Nutrição da Universidade de Northumbria,  defende que o alecrim pode mesmo aumentar o desempenho cognitivo. Além disso, reduz a inflamação e relaxa o corpo, estimula a memória e a concentração, purifica o corpo, a alma e o espírito, descongestiona o sistema respiratório, ajuda a combater o cansaço físico ou mental e combate as energias negativas.

Pode ainda ser utilizado como fortificante capilar, porque possui propriedades vasodilatadoras, estimulantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a acalmar o couro cabeludo irritado e promover o crescimento dos fios
 

Evasão

A pensar viajar? Estes são os castelos mais populares da Europa

Se estiveres a pensar viajar nos próximos meses e fores um entusiasta de palácios e castelos, dizemos-te quais são os que valem mesmo a pena visitar. E há dois portugueses na lista.

Nécessaire