Castelo de Eltz | Fotografia: Unsplash
Evasão

A pensar viajar? Estes são os castelos mais populares da Europa

Se estiveres a pensar viajar nos próximos meses e fores um entusiasta de palácios e castelos, dizemos-te quais são os que valem mesmo a pena visitar. E há dois portugueses na lista.

Visitar castelos é uma das atividades preferidas de muitos turistas. A pensar nesse mercado, a Musemente, uma plataforma de reserva de atividades em destinos turísticos, elaborou um ranking com os 30 castelos e palácios mais populares da Europa. Para se chegar à lista final foram avaliados mais de 3.800 atrações em todo o continente europeu e as respetivas avaliações efetuadas no Google.

O Castelo de Praga, na República Checa, surge em primeiro lugar na lista. om mais de 152.000 avaliações. Do conjunto arquitetónico, destaca-se a Catedral de São Vito, um impressionante templo gótico onde todos os reis da Boémia foram coroados; o antigo Palácio Real, que inclui o Salão Vladislav; e a Rua do Ouro, com as suas pitorescas casas coloridas. 

O Palácio de Buckingham, no Reino Unido, surge em segundo lugar no ranking. A residência oficial de Carlos III pode ser visitada todos os verões pelo público. A cada dois meses, é possível visitar os salões de Estado, onde consta uma coleção composta por 19 divisões em que podem ser vistas obras de Rembrandt ou Van Dyc. A rendição da guarda real é outra das principais atrações para quem visita este palácio em Londres.

No pódio da lista encontramos o Castelo de Wawel, na Polónia. Situado na Colina de Wawel e com vista para o Rio Vístula, o castelo foi durante séculos a residência oficial dos reis. Depois de explorar as várias salas do castelo, vale a pena visitar os outros pontos turísticos da colina, como a Caverna do Dragão e a catedral.

Na lista dos castelos e palácios mais populares da Europa constam duas atrações portuguesas. O Castelo de São Jorge surge em 12.º lugar, contando com um total de 78.542 avaliações; o Palácio da Pena, localizado em Sintra, está também na lista das principais atrações. 

A lista completa dos 30 castelos e palácios mais populares da Europa pode ser consultada aqui.

Gourmet

Ana Roš, do Hiša Franko, vem a Portugal para um jantar único em outubro

A chef eslovena do restaurante com três estrelas Michelin servirá um jantar especial com Marlene Vieira, no seu restaurante em Lisboa.

Evasão