Hábitos japoneses | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Vinagre para viver melhor? Hábito japonês até ajuda a emagrecer

Os japoneses têm vários hábitos que promovem a saúde e longevidade e consumir vinagre é um deles. Os benefícios podem até ajudar a explicar o sucesso da dieta mediterrânica.

No que toca a viver melhor, as práticas japonesas têm dado provas de resultar. Não é por acaso que o Japão está em 4.º lugar nos países mais saudáveis do mundo, de acordo com o ranking Global Health Security Index 2021, por isso mesmo o mundo tem curiosidade em saber que hábitos são esses que nos fazem viver melhor.

Uma grande parte pela alimentação e já aqui falámos no método japonês da água, mas há muito mais. Beber chá verde e matcha, ambos ricos em antioxidantes, tomar um farto pequeno-almoço, dizem os estudos que uma primeira refeição nutritiva torna-nos mais felizes e positivos, seguir a regra dos 80%, isto é, comer até nos sentirmos 80% satisfeitos, e adicionar vinagre à alimentação. 

O vinagre é talvez dos hábitos mais curiosos, tendo em conta que lhe damos pouca importância. Usamos para temperar saladas e pouco mais, somente para dar sabor, mas para os japoneses é uma fonte de saúde. 

Dizem que promove a perda de peso, ajuda na digestão, contribui para a melhor absorção dos nutrientes da comida, melhora a saúde do coração e diminui os níveis de açúcar no sangue e os estudos acompanham esta teoria.

Uma investigação concluiu que os participantes que beberam duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em água duas vezes ao dia durante as refeições perderam cerca de 2 kg em 12 semanas e um estudo posterior relacionou o consumo de vinagre à perda de apetite.

Não é por acaso que os japoneses adicionam vinagre ao arroz de sushi e também que o molho ponzu é tão famoso nos pratos japoneses. No lado ocidental, em particular na dieta mediterrânica, temos uma forte presença do vinagre de maçã, de vinho e até balsâmico, o que também pode explicar o porquê de esta dieta ser considerada uma das mais saudáveis (e a dieta a seguir em 2024).

Em suma, não importa a variedade, porque os resultados obtêm-se com qualquer um deles. O mais importante é nunca ingerir vinagre isoladamente. Isto porque pode provocar erosão dentária e causar danos na garganta e esófago, de acordo com Carol Johnston, professora de nutrição numa universidade no Arizona, à Time.

Coolhunting

Ténis favoritos de Amal Clooney e Meghan Markle estão em promoção

Se queres arriscar nuns ténis, nada como uns icónicos e intemporais da Adidas em promoção. Ainda para mais, estão entre os favoritos de Amal Clooney e Meghan Markle.

Nécessaire