Os cabelos das mulheres indianas e do Médio Oriente são considerados dos mais bonitos e saudáveis do mundo, Caracterizam-se por serem lustrosos, compridos e com um aspeto muito saudável, ou seja, o sonho de qualquer uma de nós.
Tradicionalmente, elas acreditam no poder das práticas ayurvédicas para os cuidar e mimar. Mas que segredos e técnicas infalíveis guardam estas mulheres?
Eis algumas dicas e truques a seguir:
Cuidar do cabelo tal como se cuida do rosto
Pode parecer uma dica banal, mas a realidade é que não se presta tanta atenção ao cabelo como se presta à pele. Na Índia, o cabelo é realmente cuidado desde cedo, numa base preventiva, e não se espera que esteja danificado para recorrer a um tratamento capilar. Em vez disso, são utilizados óleos e outros produtos de cuidados capilares regularmente, tal como numa rotina de cuidados da pele.
Adotar uma dieta saudável para o cabelo
A dieta persa está repleta de vegetais, frutas, ervas e especiarias, como beringelas, açafrão, romã, feno-grego, curcuma, grão-de-bico. Todos estes alimentos são ricos em nutrientes que incentivam o brilho e o crescimento do cabelo.
Evitar duches demasiado quentes
Um truque universal: água fria é amiga, não inimiga. O ideal para a saúde capilar é enxaguar o cabelo com água morna a fria, porque a água quente pode ressecar os fios e torná-los opacos. A água a baixa temperatura não interfere na produção de oleosidade.
Investir numa cabeça de chuveiro com filtro
A água da torneira pode conter químicos prejudiciais ao cabelo, por isso um dos segredos é enxaguá-lo com água engarrafada ou filtrada. Assim, estarás a retirar os produtos que podem realmente causar danos a longo prazo.
Optar por penteados e cores que necessitem de pouca manutenção
As tranças, por exemplo, ajudam a disfarçar a mistura de texturas e auxiliam no crescimento dos fios, sem os danificar. Além disso, dão um charme ao visual e combinam com diversas situações. Para cabelos curtos, o melhor mesmo é deixá-los soltos. Sobre as cores, optar pelas mais subtis que se adequam ao tom de pele e cor dos olhos é a melhor solução.
Estimular o couro cabeludo
Lavar e hidratar o cabelo é o básico dos cuidados diários, mas as indianas acreditam que o couro cabeludo precisa de estímulo para que os fios cresçam mais. Elas reservam cerca de 15 a 20 minutos do seu dia para pentear os fios. A intenção é estimular a produção da oleosidade natural, que é benéfica para a saúde, o brilho e a sedosidade do cabelo.
Utilizar óleos para hidratar as madeixas
É comum pensar-se que os óleos tornam o cabelo mais oleoso e, embora possa ser verdade até certo ponto, também é certo que a oleosidade pode ser a reação natural da pele a lavagens demasiado frequentes e à secagem excessiva do couro cabeludo. O segredo das indianas é utilizar óleo de girassol prensado a frio, que protege o cabelo contra fatores ambientais e a secura, e óleo de jasmim orgânico, que nutre o couro cabeludo com as suas propriedades antifúngicas.