Fotografia: Pexels
Nécessaire

Este método japonês transforma hábitos e promete melhorar a tua vida

Há um método japonês que se tornou popular porque ajuda a simplificar para garantir o sucesso de qualquer ato.

Chama-se método Kaizen e é a base de muitas técnicas utilizadas para adquirir hábitos saudáveis e melhorar a vida física e mental, através da simplicidade.

Básico, não é? Mas é mesmo. O que se pretende com este método é tornar tudo o mais fácil possível para garantir o sucesso.

Este método foi criado na década de 1950 no Japão, para reconstruir o país após a Segunda Guerra Mundial e o nome surge da contração de dois termos: Kai que significa "mudança" e Zen que significa "melhor".

Desde a economia, à gestão doméstica, ao crescimento pessoal, apela a mudanças mínimas e graduais e pequenas conquistas diárias, que servem para motivar outras pequenas conquistas até que a principal seja alcançada.

Em suma, "se tiveres dificuldade em manter os teus objetivos, reduz à menor fração possível que conseguires fazer. Se estás a ter um dia mau e não te sentes capaz de correr cinco quilómetros, tenta fazer uma pequena caminhada. Fazer alguma coisa, por mais pequena que seja, é melhor do que não fazer nada, e podes gradualmente ir subindo até ao teu objetivo", explica Sarah Harve, especialista neste método e autora do livro Kaizen: o método japonês para transformar os seus hábitos (Zenith Publishing).

Também a psicóloga clínica María Martínez Díaz, criadora do chamado Caminho Kaizen, explica que o método "é eficaz tanto para gerar novos hábitos como para tratar a ansiedade, alcançar objetivos ou eliminar comportamentos pouco saudáveis (entre muitos outros)".

No fundo, este método pretende incluir pequenas melhorias consistentes no quotidiano capazes de cumprir um único objetivo: fazer com que sejas um pouco melhor hoje do que eras ontem.

Mas, na prática, em que consiste? Ora bem, estes são os pontos a seguir:

  • Ter noção de que tudo é mais fácil do que parece;
  • Saber separar o trigo (o que depende de ti) do joio (o que depende dos outros);
  • Saber que quando se bloqueia é porque se está a olhar para o todo e que o importante é concentrar-se imediatamente nas partes pequenas que dependem de cada nós próprios;
  • Valorizar tudo o que pode fazer no presente e que melhore um pouco em relação ao dia anterior

Por exemplo, queres acordar mais cedo? Não mudes a hora radicalmente, vai aumentando um pouco todos os dias para evitar desmotivação. Queres aprender outra língua? Aprende um pouco todos os dias, e não queiras ser fluente logo num mês.

É natural que não vejas logo diferenças, mas quando menos esperares, em semanas, meses ou anos, os efeitos chegarão, garantem os especialistas.

Gourmet

Neste inverno, vais querer uma só bebida: o novo gin português

Há um novo gin português com aroma a inverno, desde “o fumo a sair das chaminés” às “nuvens carregadas do céu invernoso”. Tem potencial para ser a bebida deste inverno.

Nécessaire