Limpar a casa | Fotografia: Pexels
Design e Artes

Descobre como limpar a casa mais facilmente com o método 20/10

Deverão ser poucos aqueles que gostam de limpar ou arrumar a casa, por isso se houver um método que facilite tudo, tanto melhor. E tudo se resume ao tempo de descanso.

Limpar a casa implica tarefas diárias ou semanais para as quais é preciso dedicar algum tempo. Exato. Aquele tempo que nunca se tem, porque ora é um imprevisto no trabalho, ora são os filhos, ora algo que nos tira a energia para arrumar ou limpar o que quer que seja em casa.

Mas e se dissermos que há um método que evita o cansaço durante as tarefas domésticas?  

É o chamado método 20/10 e foi apresentado pela primeira vez no livro Unf*ck Your Habitat: You're Better Than Your Mess, de Rachel Hoffman. O método, assim como outros revelados no livro, tem como objetivo “ajudar a desenvolver hábitos para toda a vida” e que assim a facilitam.  

A fração 20/10 consiste em nada mais do que limpar durante 20 minutos (com afinco e não em modo maratona), findos os quais se deve descansar durante 10 minutos.

O fim das pausas é evitar o cansaço no decorrer das tarefas domésticas, mas não só. Mentalmente, estamos a dizer ao cérebro que uma tarefa terá um fim (mesmo que não seja cumprida por completo após os 20 minutos), afastando-nos da procrastinação a meio do processo.  

Quando chegar então o descanso de 10 minutos, é tempo de parar e contemplar os resultados, ganhando motivação para arrumar ou limpar o que falta ou simplesmente desfrutar com maior satisfação a nossa casa. 

Gourmet

Granolas há muitas, mas esta é aprovada por uma nutricionista

A Going Nuts está recheada de novidades e uma delas vem inovar os pequenos-almoços. E podes comer sem medos: a nutricionista Iara Rodrigues aprova.

Design e Artes