Fotografia: Pexels
Nécessaire

Chegam do Japão as duas palavras que vão mudar a tua vida

Os japoneses acreditam no poder das palavras e que elas têm um papel importante no nosso bem estar e paz de espírito. Estas são duas que deves aprender e usar.

As palavras têm poder, muitas vezes mais do que qualquer ação, e podem construir ou destruir totalmente pessoas e situações. Além daquelas que conhecemos e que usamos no nosso dia a dia, há outras mais elaboradas ou criadas para um efeito específico.

As duas palavras ou expressões que escolhemos chegam-nos do Japão e prometem ajudar a alcançar um bem-estar maior e paz de espírito.

"Ganbattte" é a primeira. Tal como a palavra "saudade" em Portugal, esta expressão não tem uma tradução literal noutra língua, mas significa "dá o teu melhor, continua, persevera, não desistas". Fala de coragem e determinação para ultrapassar obstáculos e atingir objetivos.

Segundo a Hola!, esta expressão japonesa refere-se à resiliência, à nossa capacidade de enfrentar a adversidade, de nos mantermos de pé apesar das dificuldades ou de nos levantarmos de novo se cairmos.  Interiorizar o que esta palavra implica pode enriquecer as nossas vidas e permitir-nos enfrentar os desafios do dia a dia com uma mentalidade mais positiva e resiliente.

Uma outra palavra japonesa muito importante é "nankurunaisa", considerada uma das mais bonitas do mundo. Promete trazer mais paz de espírito e libertar, pouco a pouco, o sofrimento de cada um.

De acordo com Marcos Cartagena, especialista em cultura japonesa, ela evoca o significado de "com tempo e perspetiva, tudo se encaixa" ou "de uma maneira ou de outra, vais lá chegar ". Deve ser utilizada para reconfortar alguém, para manter a esperança perante a adversidade e para ensinar a relativizar e a minimizar as dificuldades. Em suma, é uma ferramenta mental que nos ajuda a fugir de um sofrimento desnecessário.

Ambas as expressões são filosofias que os japoneses tentam sempre levar para a vida e que querem partilhar com o mundo, porque acreditam que é uma forma de nos libertar e confiar, de aceitar o presente sabendo que, com o tempo, tudo se compõe e se cura.

Ajudam a relativizar as situações difíceis e a manter uma atitude construtiva e responsável, permitindo-nos ultrapassar os obstáculos e encontrar a paz interior, de mente aberta, com confiança e positividade.

Coolhunting

Tendências de 2024 chegam à Primark e há um look que todos desejam

A espera está quase a acabar. Já se sabe que Rita Ora é o nome por detrás da nova coleção da Primark, que espelha algumas das tendências de moda para 2024.

Nécessaire