Viajar | Fotografia: Unsplash
Evasão

Eis três formas de viajar que trazem felicidade

Descobrir algo novo, variar os destinos e alinhar no inesperado são as formas de viajar que nos trazem felicidade, de acordo com um estudo.

Afinal, o que nos deixa felizes? Pode ser a companhia dos outros, conforme comprovado num estudo. Ou somente optar pelo ato de flanar, isto é, passear sem destino e sem pressa, por mera distração. 

Flanar, que deriva da palavra francesa flâner, começou a ser utilizada no meio literário no século XIX, em França, para traçar as imagens das ruas de Paris, por onde vagueavam homens dados ao lazer e conhecedores da cidade. Passados todos estes anos, a palavra flâner é de novo referida a propósito do resultado de dois novos estudos que traçaram a intensidade da felicidade com recurso ao GPS.

Ao que parece, é possível medir a felicidade através dos sítios por onde andamos e num dos estudos publicados em 2020 na revista Nature Neuroscience concluiu-se que quanto mais novos, variados e inesperados os destinos de viagem forem, maiores os níveis de felicidade.   

Ainda há algo novo para descobrir em Espanha 

Começando pelo fator novidade enquanto promotor de felicidade, sugerimos a ida a um destino por ti já conhecido, com o objetivo de explorar nele algo novo.

Peguemos em Madrid, onde é possível que já tenhas ido devido à proximidade com Espanha. Primeiro, esquece os roteiros delineados ao minuto que incluem as mais conhecidas atrações, como a Gran Vía, a Plaza Mayor ou o parque de El Caprich. Deixa-te levar pelo que a cidade tem para oferecer: vagueia nas ruas e observa a arquitetura, pede referências de tapas aos locais sem olhar para a cotação dos restaurantes no TripAdvisor, e caminha até descobrir sítios inesperados, como o Templo de Debod. 

 

Parte à aventura 

Depois da novidade, eis a variedade de um país asiático que tem tanto para descobrir: a Tailândia. É um destino onde nunca se esgotam as atividades, exigindo no mínimo uma semana para conhecer o essencial.  

O The Grand Palace, em Bangkok, é o primeiro passo para ficar fascinado com a complexidade da arquitetura do Dusit Haha Prasat Throne Hall e do Phra Maha Monthian e, obviamente, as Ilhas Phi Phi também são de paragem obrigatória para conhecer a variedade da fauna e flora, da oferta hoteleira e da vida noturna.  

Aventura-te num destino surpresa  

Escolhe um meio de transporte – carro ou avião –, define o local de partida e não te preocupes com mais nada. A Waynabox trata de toda a viagem, desde os voos até ao hotel, ambos incluídos no pacote surpresa. Sim, surpresa, porque somente 48 horas antes da partida é que vais descobrir o destino. 

Esta é talvez a forma mais inesperada de viajar, exigindo uma mente aberta para descobrir seja que destino for. As opções começam nos €100 por pessoa e tanto pode calhar um destino na Europa como uma ilha remota. 

Design e Artes

Eis a novidade do dia: Beyoncé está pronta para entrar em digressão

A novidade caiu que nem bomba no Instagram e já correu mundo.

Evasão