Andamos sempre à procura de uma alimentação equilibrada que nos traga benefícios para a saúde e se dúvidas houvesse de qual é a melhor, o novo ranking do US News & World Report acaba de as deitar por terra.
A dieta mediterrânica é pelo sétimo ano consecutivo considerada a A Melhor Dieta para 2024, com base na ciência, alcançando uma pontuação de 85,1% pelos variados benefícios: reduz o risco de doenças crónicas, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, e melhora ainda a saúde dos ossos e das articulações.
Mas por mais que faça parte da nossa gastronomia, assim como de outros países que rodeiam o mar Mediterrâneo, como Espanha, Grécia e Marrocos, será que sabemos mesmo o que devemos incluir na alimentação do dia a dia? Nada como verificar ponto por ponto as indicações do US News & World Report.
─ Comer frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, nozes, legumes, azeite, ervas e especiarias diariamente;
─ Incluir marisco e peixe pelo menos duas vezes por semana;
─ Aves, ovos, queijos e iogurtes podem ser consumidos com moderação;
─ Carne vermelha e doces devem ser ocasionais;
─ Um copo de vinho tinto é aceitável.
Por excluir da lista gordura saturada, açúcar e sódio ─ prejudiciais à saúde ─, a dieta mediterrânica contribui ainda para uma maior esperança média de vida, dizem os investigadores.
Quanto à grande questão, se ajuda a perder peso, a resposta é "sim", segundo o US News & World Report. Contudo, deixa um alerta.
“Devemos fazer escolhas sábias, ter atenção ao tamanho das porções e não exagerar no azeite, queijo, nozes e outros alimentos com alto teor calórico", lê-se no relatório.