Dieta mediterrânea | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Está decidido: novo ranking revela a melhor dieta para 2024

De todas as dietas, há uma que nos é familiar e foi considerada a melhor para 2024. Eis tudo o que podes ou não comer.

Andamos sempre à procura de uma alimentação equilibrada que nos traga benefícios para a saúde e se dúvidas houvesse de qual é a melhor, o novo ranking do US News & World Report acaba de as deitar por terra. 

A dieta mediterrânea é pelo sétimo ano consecutivo considerada a A Melhor Dieta para 2024, com base na ciência, alcançando uma pontuação de 85,1% pelos variados benefícios: reduz o risco de doenças crónicas, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, e melhora ainda a saúde dos ossos e das articulações.  

Mas por mais que faça parte da nossa gastronomia, assim como de outros países que rodeiam o mar Mediterrâneo, como Espanha, Grécia e Marrocos, será que sabemos mesmo o que devemos incluir na alimentação do dia a dia? Nada como verificar ponto por ponto as indicações do US News & World Report. 

─ Comer frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, nozes, legumes, azeite, ervas e especiarias diariamente;  

─ Incluir marisco e peixe pelo menos duas vezes por semana; 

─ Aves, ovos, queijos e iogurtes podem ser consumidos com moderação;

─ Carne vermelha e doces devem ser ocasionais;

─ Um copo de vinho tinto é aceitável. 

Por excluir da lista gordura saturada, açúcar e sódio ─ prejudiciais à saúde ─, a dieta mediterrânea contribui ainda para uma maior esperança média de vida, dizem os investigadores.

Quanto à grande questão, se ajuda a perder peso, a resposta é "sim", segundo o US News & World Report. Contudo, deixa um alerta.  

“Devemos fazer escolhas sábias, ter atenção ao tamanho das porções e não exagerar no azeite, queijo, nozes e outros alimentos com alto teor calórico", lê-se no relatório.

Coolhunting

Desenhos de criança prodígio chamam a atenção da Louis Vuitton

Estes desenhos podem ter levado uma criança de 13 anos a conseguir um estágio na casa de moda onde muitos sonham trabalhar.

Gourmet