Detox | Fotografia: Pexels
Gourmet

Fizemos este plano detox e a primeira mudança foi na mente

Se seguirmos um plano detox vários dias, podemos até ver mudanças no corpo a longo prazo, já na mente a transformação é imediata.

Ano Novo, preocupações antigas. Bem sabemos que o Natal e o Ano Novo são alturas do ano em que a ingestão calórica aumenta, seja pelos doces ou pelo álcool, tornando-se os números da balança uma preocupação comum no início do ano seguinte. 

Surge, por isso, uma necessidade de iniciar dietas e planos detox, sobre os quais as opiniões se dividem. Isto porque a questão que se impõe é: o que é um detox? 

Tirando aquele que é feito naturalmente pelo corpo – em que após o trabalho do intestino, fígado e rins, os nutrientes não aproveitados são eliminados através das fezes e urina – pode ser definido naquilo que inclui o Programa Nutritional Detox, criado em parceria entre o restaurante Local – Your Healthy Kitchen e Marta Caras Lindas, do projeto REVOLUTION.  

O objetivo não é libertar o corpo daquilo que ingerimos em excesso, ideia generalizada sobre a função de um detox, mas sim ajudar-nos a voltar a uma alimentação equilibrada, com reforço de frutas e vegetais, mas não só.

No caso do Programa Nutritional Detox, existem cinco menus à escolha e a Versa experimentou um deles no arranque deste novo ano para perceber, afinal, os efeitos de um plano detox. Bebemos, comemos e tirámos notas para te deixar o veredicto deste programa.

O menu 

Entre os menus disponíveis no Programa Nutritional Detox, escolhemos o número três que, tal como os restantes, é composto por cinco itens, cuja embalagem revela ingredientes, calorias totais e valores nutricionais. 

  • Sumo (250 ml): feito de cenoura, couve-roxa, pepino, uvas pretas sem grainha, aipo, gengibre, água VOA e limão;
  • Almoço: bowl vegetariana de caril indiano;  
  • Snack da tarde:  
    • Smoothie (250 ml): água de coco, banana, manteiga de amendoim, lima e gengibre;
    • Sweet bite cacau e avelã;
  • Jantar: sopa hot spinach (500 ml): batata doce, cebola, espinafres, gengibre, alho, pasta de amêndoa, lima, limão, malagueta, azeite, pimenta preta, sal e água.

Antes de iniciarmos o plano, uma das questões que nos surgiu foi o pequeno-almoço que, se reparares, não está descrito. Seria o sumo? Teríamos liberdade nessa refeição? Esclarecemos com Marta Caras Lindas. 

“Como o programa normalmente é adquirido perto da hora de almoço, o sumo serve ou como complemento ao almoço ou como snack a meio da manhã. Quem faz jejum intermitente será como a primeira refeição. Quem não faz, o que se aconselha é que tenha tomado um pequeno-almoço saudável com mais proteína e boas gorduras do que hidratos", esclarece a autora do menu detox. 

 Dada a liberdade de escolha, deixámos o sumo para meio da manhã e seguimos o plano sem falhas.

Sabores e proporções: aprovamos?  

Mesmo que fazer um plano detox seja altamente nutritivo, se os sabores não nos entusiasmarem, é provável que fiquemos pela metade. No entanto, no Programa Nutritional Detox essa não é uma questão desde o caril indiano, prato de sabores intensos que equilibram bem a quinoa, até ao sweet bite de cacau e avelã que sabe a Ferrero Rocher.

No que toca a proporções, eis o fator que fez um plano detox mudar-nos a mente, isto é, ideias preconcebidas de que os planos detox nunca são equilibrados nutricionalmente e fazem-nos passar o dia com fome. 

O almoço satisfez-nos mais do que necessário, pelo que chegada a hora do lanche da tarde a fome é quase nula. Contudo, não dispensámos o smoothie rico em proteína, nem o sweet bite, porque ambos serviram de pré-treino. Foi assim o quanto baste até à sopa do jantar, cremosa e na medida ideal ao ponto de, mais uma vez, ir além da medida necessária.  

Veredicto 

Quem parte para o Programa Nutritional Detox deve estar ciente de que o fim deste detox não é emagrecer de um dia para o outro, é sim fomentar uma alimentação equilibrada durante o ano inteiro, mostrando que para isso não é preciso passar fome. 

Pode assim ser só o início de uma alimentação que ajuda a emagrecer ou mantém o peso (seguindo as devidas recomendações de especialistas adaptadas a cada caso) e há cinco menus à escolha (que podes ver aqui) desenhados para um dia alimentar (€34).

Quer as refeições (dois pratos à escolha por menu), quer os sumos, são produzidos diariamente e podem ser levantados nos restaurantes do grupo Local-Your Healthy Kitchen ou encomendados através da Glovo.

Design e Artes

Se gostas de filmes baseados em factos reais, tens de ver este da Netflix

'A Sociedade da Neve' acabou de chegar à Netflix e já é um dos filmes mais vistos em todo o mundo. A tragédia da equipa de râguebi uruguaia tem uma nova versão.

Gourmet