Uma alimentação saudável está na base de uma maior longevidade e de uma melhor qualidade de vida, isso é certo. Mas a ciência tem demonstrado que o consumo de determinados alimentos de forma regular pode ter um impacto positivo ou negativo no nosso corpo e mente.
Uma Naidoo, uma especialista em nutrição da Universidade de Havard,autora do livro This is your brain on food, explica quais são as vitaminas que devemos consumir para manter o cérebro saudável e jovem.
Numa entrevista concedida à BBC, citada pelo site El Cronista, a especialista explica que a vitamina B é o nutriente mais importante para conservar a saúde do cérebro e que todos os oito tipos de vitamina B existentes atuam de forma positiva no cérebro, apesar de terem diferentes benefícios.
Uma Naidoo recomenda, portanto, o consumo de alguns alimentos para cuidar da saúde do cérebro, tais como o iogurte, fonte de riboflavina, o salmão ou sementes de girassol, uma das fontes mais ricas de vitamina B-5.
Na verdade, aponta a especialista, as sementes de girassol, aportam 20% da dose diária recomendada desta vitamina que pode ser cumprida com um consumo de apenas 28 gramas.
A especialista recomenda ainda o consumo de sementes de girassol em salada ou misturadas em qualquer bebida.