Café | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Afinal, beber café em jejum faz mal ou não?

A dúvida é comum e a reposta pode não ser a que gostarias. Se bebes café de estômago vazio, vais querer saber isto.

Quem bebe café logo ao acordar pode não estar a tomar a melhor decisão quando o objetivo é despertar, resta saber se quem o faz simplesmente por prazer pode ou não estar a prejudicar a saúde.

Há uma grande discussão sobre se a ingestão de café em jejum pode ou não ser agressiva para o estômago e para o intestino delgado, tendo como possíveis consequências a formação de ácidos e úlceras.

A resposta? Inconclusiva.  

Um estudo feito no Japão e publicado em 2013 afirma que não há uma associação entre o café em jejum e a formação de úlceras no estômago ou intestino. Já outro, de 2017, conclui que o café estimula a produção de ácido do estômago. E como as dúvidas continuaram (e continuam), foi feita em 2020 uma revisão de dados pelo Nurses Health Study II, que nos mostra que a ingestão de café está associada a sintomas de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).  

Mas será que temos mesmo de deixar de beber café ao acordar? Talvez não. Cada pessoa reage às bebidas e alimentos de forma diferente, pelo que é essencial perceber se o café em jejum causa algum desconforto no estômago ou problemas de digestão. 

Se sim, pode ser boa ideia adicionar leite ou uma bebida vegetal ao café de modo a diminuir os efeitos no estômago vazio, sugestão que é feita pelo nutricionista Alex Hasenohr na publicação Outside Online. Caso não haja qualquer sintoma, pode não ser prejudicial, a não ser para quem o faz antes de praticar exercício físico.  

“Beber café com o estômago vazio e depois sair para correr pode não estar a prejudicar o organismo , mas pode destruir a saúde e desempenho a longo prazo, do ponto de vista da disponibilidade de energia”, sublinha o especialista em nutrição desportiva.  

Gourmet

Na Mercadona ou Lidl, há 12 queijos de supermercado que podes comer

Entre a grande variedade de queijos que há nos supermercados, há pelos menos 12 que são recomendados por duas nutricionistas. Se és fã, prepara a lista de compras.

Nécessaire