O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e há mesmo quem não comece a manhã sem café, mesmo que não deva fazê-lo e continue a privilegiá-lo nos mais variados momentos do dia, seja por necessitarem de um boost de energia, seja para efeitos de inibição do sono. Mas há outro possível resultado revelado num novo estudo.
Um grupo de investigadores norte-americanos propôs estudar o efeito do consumo de uma chávena de café extra por dia – normal ou descafeinado – e perceber se tinha impacto sobre a perda de peso, tendo como variantes o consumo de café ao natural, com adição de açúcar ou de leite. E parece que os resultados são animadores.
Depois de durante quatro anos acompanharem o peso de voluntários com vários hábitos de consumo de café, foi possível perceber que há mesmo uma relação entre o consumo desta bebida e a variação do peso.
Segundo os dados apresentados no relatório, mais uma chávena de café sem açúcar por dia pode levar a uma diminuição de peso de menos 0,12 kg, aproximadamente, num espaço de quatro anos. Já quem adiciona uma colher de chá de açúcar, está sujeito a ganhar cerca de 0,09 kg no mesmo período, e quem junta ao seu café leite ou outra alternativa vegetal, não terá uma mudança significativa no peso, de acordo com os resultados.
Uma das falhas do estudo é o facto de não revelar quantos cafés beberam os voluntários de modo a perceber que chávena extra é que leva à perda de peso, no entanto, podemos ter em conta os vários estudos feitos até ao momento, que dizem que o consumo de café recomendado, de uma forma genérica, é de 400 ml por dia, o que equivale a cerca de quatro chávenas de café.