Café | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Terá o teu café matinal efeito placebo? Um estudo dá a resposta

Há muitos mitos à volta do café e este é mais um dos que causa dúvidas: será a energia e foco que sentimos um efeito placebo? Investigadores portugueses foram descobrir.

Talvez o café tenha um efeito placebo que nos faz dizer “só consigo funcionar de manhã depois de beber um café”. Certo é que há algum efeito, do foco ao humor (ou, em alguns casos, na ansiedade de quem não passa mesmo sem beber café). Mas, afinal, a ingestão de café pela manhã reflete-se mesmo na nossa energia? 

No dia em que se celebra o Dia Internacional do Café, 1 de outubro, a Versa revela os resultados de um estudo português denominado “Coffee consumption decreases the connectivity of the posterior Default Mode Network (DMN) at rest”, que se propôs a explorar a ideia “de que o café aumenta o estado de alerta e o funcionamento psicomotor” e a perceber quais os reais efeitos psicológicos do café/cafeína, que são alvo de um contínuo debate.  

Para chegar aos resultados, os investigadores reuniram 83 participantes, 47 dos quais beberam café e 36 cafeína diluída em água quente.  

Através de uma ressonância magnética realizada antes de beberem a bebida e outra 30 minutos depois, foi possível perceber que em ambos os grupos a atividade cerebral diminuiu na parte do cérebro que coloca as pessoas em estado de repouso, o que significa que houve um aumento de energia. Contudo, há uma diferença entre quem bebeu café e cafeína diluída: nos primeiros, a atividade cerebral aumentou noutras partes do cérebro relacionadas com o foco, a atenção e a memória de curto prazo.  

Ora o que é que se pode concluir? Que, independentemente do teor de cafeína, o café pode mesmo contribuir para um maior estado de alerta, bastando para isso qualquer experiência sensorial, seja o cheiro, o paladar ou a visão. Tal só acontece com quem bebe, pelo menos, um café por dia, pelo que quem não bebe café regularmente poderá não sentir os mesmos efeitos. 

Afinal, parece que a expressão com que iniciámos o artigo não é apenas uma desculpa para beber café e que não há um efeito placebo. Por isso, permite-te beber café pela manhã (à hora correta) se te faz sentir melhor.  

“O prazer que é dado a um indivíduo que gosta de café de manhã, na verdade faz parte de quase um ritual que também é importante para esse indivíduo sentir 'estou pronto para o dia'”, disse Nuno Sousa, um dos autores do estudo e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, em Portugal, à NBC News.  

A investigação foi publicada em junho de 2023 na revista científica Frontiers in Behavioral Neuroscience.  

Coolhunting

As calças de ganga têm concorrência inesperada neste outono

Esquece as calças de ganga. Neste outono, tira as calças de fato de treino do guarda-roupa e usa fora do ginásio. As combinações são infinitas e nós mostramos algumas.

Gourmet