Persistem grandes dúvidas sobre o que comer no pré e pós treino de modo a que o esforço se traduza efetivamente em resultados, mas além do que se come, é importante apostar numa boa bebida.
E com isto não nos referimos a bebidas isotónicas, ainda que algumas prometam efeitos. Falamos, sim, em café, a bebida que acompanha o início de dia de muitos apreciadores, que também não deviam começar um treino sem ele, segundo dizem alguns estudos e especialistas.
Decidimos reunir as conclusões de alguns desses estudos e tirar as nossas.
– Um estudo de 2020 diz que graças ao consumo de cafeína, o desempenho de atletas de remo em competição melhorou e numa prova de dois mil metros diminuíram o seu tempo em cerca de quatro segundos;
– “A cafeína aumenta a capacidade de os músculos contraírem mais e isso ajuda a gerar ainda mais força”, nota Brad Schoenfeld, professor de ciências desportivas no Lehman College, nos Estados Unidos, citado pelo The New York Times;
– Uma série de estudos concluiu que o consumo habitual de cafeína não atenua os efeitos na performance desportiva;
– Tem um efeito placebo: num pequeno estudo confirmou-se que uma série de atletas teve um melhor desempenho depois de informados que tinham consumido cafeína; outra investigação diz ainda que o efeito placebo é maior quando o café é tomado antes da prática desportiva.
Em suma, nas inúmeras investigações sobre o café é possível perceber que, quer por razões físicas ou psicológicas, é benéfico para aqueles que pretendem melhorar os seus treinos ou performances competitivas.
Obviamente, deve ser tomado de forma moderada ou na dose certa, porque abusos e uma repentina abstinência pode levar a problemas como “dores de cabeça, fadiga e concentração", de acordo com Nanci Guest, dietista e investigadora da Universidade de Toronto, ao mesmo jornal.
Estudos mostram que o ideal é beber entre 1,4 e 2,7 miligramas de café por quilo de massa corporal o que, segundo o professor Brad Schoenfeld, pode melhorar o desempenho desportivo numa média de 2% a 5%.
Para testar todas estas investigações, tira um café e aproveita esse boost de energia para uns 30 ou apenas dois minutos de treino.