Baobá
Gourmet

Café com queijo? Especialistas da Baobá revelam match perfeito

É possível que não saibamos preparar um bom café, nem harmonizá-lo de forma perfeita. Mas os entendidos da marca brasileira Baobá sabem e partilham com a Versa.

O que é um café especial de alta qualidade? Poderíamos recorrer a uma resposta técnica, mas nada como passar para um exemplo: Baobá. Falamos da marca de café que nasceu em 2005 em São Sebastião da Grama-SP, no Brasil, “com a missão de produzir cafés especiais de alta qualidade”. 

Para tal, contribui não só o facto de serem produtores do próprio fruto (mais de 12 variedades de café 100% arábica), como a produção numa excelente região cafeeira no Brasil, devido à sua topografia de altitude e terroir vulcânico.  

É esse café, cuidado do pé à chávena, que chega já há dois anos a Lisboa e que por cá é torrado semanalmente na Cafeteria Baobá Bica, de modo a “manter a torra sempre fresca e entregar a melhor experiência sensorial ao cliente final”, diz Patricia Savino, responsável de marketing, à Versa. 

Mas por mais que a experiência e qualidade do café façam da Baobá um sucesso, há segredos para tirar um bom café de filtro com os blends da marca. 

Como não errar na preparação de um café?  

Da matéria prima ao próprio filtro, tirar um bom café implica ter atenção a vários fatores e Carina Esteves, gerente da Cafeteria Baobá Bica, roaster e barista profissional, assim como João Camargo, head roaster e barista, conhecem-nos como ninguém e revelam-nos.  

- Matéria prima: devem ser grãos de qualidade (selecionados e sem defeitos) e de origem comprovada; 

- Torra: o café é um alimento que possui óleos essenciais que oxidam ao longo do tempo, produzindo um sabor adstringente, acético (ácido) e amargor desagradável. Por isso, a torra deve ser sempre fresca, não excedendo um shelf life de quatro meses;  

- Moagem: é um fator fundamental para manter a qualidade da bebida, pois o produto moído possui maior superfície de contacto com o ar, oxidando mais rapidamente. Sendo assim, o produto deve ser preferencialmente moído no momento do preparo;

- Água: 98% da bebida final é composta de água, portanto a qualidade e temperatura da água utilizada no preparo vai interferir diretamente nas características do café;  

- Filtro: escaldar o filtro de papel para retirar o sabor residual da celulose é importante para obter uma bebida mais “limpa”. 

A harmonização perfeita: café Vs. comida 

Para os portugueses, não há combinação como café e um pastel de nata – um clássico pela manhã ou depois do almoço. Já para os brasileiros, um café pela manhã com pão de queijo é o match perfeito. 

Muito une Portugal e o Brasil no que toca ao café, não sendo por acaso que o mote de celebração destes dois anos de Baobá em Portugal seja “Do Brasil a Portugal, nossas xícaras se conectam”.  

“Curiosamente foi Portugal que levou o café para o Brasil no século XVIII e hoje é um dos maiores consumidores do café brasileiro. Além disso, as culturas dos dois países são muito similares no que diz respeito ao consumo da bebida, que está presente em vários momentos ao longo do dia. Afinal, há sempre um motivo para saborear um bom café”, diz Patricia Savino.  

E para melhor o degustar, nada como fazer a harmonização certa. Enquanto “comidas muito condimentadas e de sabor intenso não harmonizam bem com o café”, dizem Carina Esteves e João Camargo, eis os dois alimentos que melhor combinam com a bebida: cacau e queijo.  

Coolhunting

Letizia, já reparaste no novo vestido do Lidl?

Há uma grande probabilidade de Letizia gostar do novo vestido do Lidl, ou não fosse a rainha fã deste padrão.

Gourmet