Café | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Nutricionista vai fazer-te repensar na quantidade de café que bebes

O café é uma bebida apreciada por muitos, seja na forma mais pura ou com leite, mas para alguns pode ser prejudicial. Uma nutricionista revela porquê.

Há os que bebem café por gosto, outros por vício e há sempre aqueles que nem lhe podem sentir o cheiro. Mas esses serão poucos, dado que, pelo menos em Portugal, cada português bebe cerca de 2,5 chávenas de café por dia, segundo dados da AICC e European Coffee Federation.  

A quantidade poderá ser mais elevada para algumas pessoas e, nesses casos, um pequeno boost de energia pode vir a ser um perigo para a saúde. Quem o diz é a nutricionista britânica Sophie Trotman, que depois de uma espécie de carta de amor ao café, deixa um alerta. 

“Infelizmente, o café pode, em algumas pessoas, levar a algumas desagradáveis consequências”, pode ler-se na publicação de Instagram. Sophie não indica qual a quantidade ideal, mas sim os quatro sintomas que indicam quando o café está a ser demais ou tomado nas alturas erradas.  

1. Distúrbios do sono 

“A cafeína é um estimulante que pode interromper os padrões de sono, se consumida ao final do dia. Isto pode levar a dificuldade em adormecer ou a insónias e até reduzir a qualidade ou duração do sono.”

2. Ansiedade 

“A cafeína pode levar ao aumento da ansiedade e ao nervosismo em algumas pessoas.”  

3. Problemas digestivos 

“O consumo de grandes quantidades de café pode levar, em algumas pessoas, a problemas de estômago ou condições exacerbadas como refluxo ou úlceras.” 

4. Saúde dos ossos 

“Há algumas evidências que sugerem que o consumo excessivo de café pode interferir com a absorção de cálcio, potencialmente enfraquecendo os ossos e aumentando o risco de osteoporose ao longo do tempo.” 

No que toca a este último ponto, que é talvez dos mais inesperados, sabe-se ainda que o café não só afeta a absorção de cálcio, como de ferro, o que pode provocar anemia, segundo o hospital CUF.  

Não é preciso cortares radicalmente o café, mas depois dos alertas da nutricionista é importante fazeres-te uma questão: quantos bebes por dia?

Coolhunting

O teu budget chega para o look Mango deste outono

Já não falta muito para o outono chegar e na nova coleção da Mango há duas peças essenciais para a estação. E tudo por menos de €60.

Nécessaire