Azeite para temperar uma salada | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Este substituto do azeite é igualmente saudável e mais barato

Com o preço do azeite em máximos históricos, descobrimos uma alternativo mais acessível mas igualmente saudável, que pode ser usada no dia a dia.

O azeite é um elemento central da dieta mediterrânica, mas o aumento do seu preço, que num ano escalou 80%, torna-o um bem que deixou de estar acessível para todas as famílias. Tendo em conta este cenário, que parece não vir a inverter-se nos próximos tempos, apesar do aumento da produção, e se te disséssemos que encontrámos uma alternativa mais barata mas igualmente saudável?

O óleo de abacate, uma gordura rica em compostos bioativos com propriedades antioxidantes e catequinas que previnem o envelhecimento, a diabetes e a pressão alta, pode substituir o azeite.

O método de utilização é o mesmo do azeite, podendo ser utilizado para temperar saladas ou para preparar refogados. Pode ainda ser utilizado como hidratante de pele ou do cabelo.

Numa breve pesquisa na Internet, constatamos que o preço de uma garrafa de azeite virgem extra de 75cl está à venda por €5,81. Já uma garrafa de óleo de abacate bio de 250ml pode facilmente ser encontrada no comércio nacional por €10,74.

O seu sabor a noz adapta-se a vários pratos, podendo ainda ser usado para frituras. O seu alto teor de gordura monoinsaturada torna-o versátil e saudável, quer queiras usá-lo frio em saladas ou sopas, ou para saltear, fritar ou assar.

 

Evasão

Lagoa portuguesa esconde uma das praias selvagens mais bonitas do mundo

A Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, nos Açores, está integrada numa reserva natural com mais de 500 hectares, mas é onde se encontra uma das praias selvagens mais bonitas do mundo.

Gourmet