Atum | Fotografia: Instagram
Gourmet

Anda tudo a comer atum em lata e não é só por ser barato

Com uma lata de atum, sardinha ou berbigão podes fazer um jantar especial. Adere à moda que é tão portuguesa, país onde não falta diversidade.

Quantas vezes recorremos a uma lata de atum para salvar uma salada ao almoço ou um empadão num jantar de última hora? A verdade é que os enlatados são mais do que uma opção barata e prática para a alimentação do dia a dia, podem mesmo fazer parte de refeições especiais e o TikTok mostra-nos como. 

A hashtag #tinnedfishtok soma já mais de 80 mil visualizações e, como o nome indica, refere-se a peixe enlatado, mas a moda (que não é nova, mas preciosa nos dias que correm) não fica por aí. A ideia é fazer uma refeição à base de uma variedade de peixes e moluscos em conserva, podendo ir do atum ao berbigão, acompanhados de outros petiscos – como queijos e azeitonas –, um bom vinho e, obviamente, pão.  

Portugal tem algum mérito nesta moda, havendo até uma tiktoker que refere “quando em Portugal, uma noite de peixe enlatado é essencial” e outra que vai buscar as suas latas a uma mercearia gourmet em Londres.

 

Para além de uma vasta diversidade de peixes e sabores que circula no #tinnedfishtok (incluindo filetes de atum com canela e laranja da marca portuguesa Tesouros do Mar), o que também pode ter contribuído para este fenómeno é o design das latas, que só favorece as tábuas dos jantares que juntam várias conservas.  

Os supermercados têm uma grande oferta para tornar o #tinnedfishtok possível, assim como várias marcas que até oferecem subscrições, como é o caso da portuguesa Miss Can, ou das boxes da nova-iorquina Lata

Queres aderir à moda do Tiktok? Reforça a dispensa com as latas que mostramos na galeria de imagens.  

Coolhunting

Zara tem a maior tendência 2024 numa saia de 7 euros (leste bem)

Esta saia da Zara representa a maior tendência da Semana de Moda de Alta-Costura. Maior porque é mesmo grande, nem que seja por ser bastante volumosa.

Gourmet