Atum | Fotografia: Pexels
Gourmet

A verdade sobre o atum em lata revela que há um "altamente tóxico"

Entre atum em lata conservado em óleo, azeite ou água, qual é que achas que é mais saudável? A resposta de uma nutricionista surpreende.

Para uma refeição rápida e económica, como uma salada ou um empadão, o atum em lata nunca falha. Já na hora de escolher o tipo de atum a usar é que podemos não estar a ser amigos da nossa saúde.  

Existem três variedades de atum em lata – conservado em óleo, em azeite ou em água – e um destes é, segundo uma nutricionista, "altamente tóxico".  

Não é o atum em óleo, aquele que muitos excluem da alimentação por ser menos equilibrado do ponto de vista nutricional, por isso a dúvida fica entre os restantes. A resposta? O atum em água.  

“O atum em água, embora seja menos calórico, portanto, à partida mais interessante numa questão de emagrecimento, não é bem assim. Porque como não há no fundo nada a impedir o contacto entre os metais pesados com o alimento, o que acontece é que uma vez que não há gordura entre a lata e o alimento, os metais pesados vão migrar todos para a gordura, tornando o alimento altamente tóxico”, explica a nutricionista Paula Beirão Valente no TikTok.  

Isto significa que por mais que achemos que o atum em água é a melhor opção, no fim de contas há algo a considerar. Afinal, “de que vale um alimento pouco calórico quando é altamente tóxico”?  

O ideal é, assim, comprar atum em lata conservado em azeite, escorrendo-o antes de consumir para diminuir o valor calórico.  

 

Nécessaire

É dos melhores e mais desvalorizados exercícios de abdominais

Para fortalecer todo o core e ter uns abdominais visíveis, não bastam os exercícios tradicionais. Há um que é considerado dos melhores e mais desvalorizados.

Gourmet