Vinho do Porto | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Gripe e vinho do Porto: relatos de outro século recomendam um cálice

Há duas razões para beber vinho do Porto e uma delas dita que este sábado, 27 de janeiro, deves beber um cálice.

Parece que há assim novos pretextos para beber vinho, em especial o vinho do Porto, e não é só porque este sábado, 27 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional do Vinho do Porto. 

Numa altura em que não se fala de outra coisa que não a gripe, em especial a gripe A, é importante saber que há um estudo, publicado na revista Science, que indica que o vinho, mas só o tinto, pode ajudar a combater a gripe. Isto porque contém flavonoides, um composto que pode ajudar a microbiota intestinal a prevenir infecções como a gripe. 

A teoria foi testada em animais, mas a história parece comprovar que há mesmo benefícios para a saúde dos humanos.

Existem relatos de que o vinho do Porto terá sido usado como desinfetante durante a gripe espanhola há um século e ajudado mesmo a tratar e a evitar alguns casos. A prescrição era inclusivamente dada aos bombeiros, que davam um primeiro gole para bochechar e depois sim podiam beber o restante cálice, segundo contou na época o bombeiro António Guedes ao jornal Arrais.

Sendo o vinho do Porto um curativo, mais vale prevenir do que remediar e como tal deixamos-te nove sugestões na galeria.

Nécessaire

É isto luxo? Mercadona tem 5 "clones" de maquilhagem

Desafiamos-te a descobrir as diferenças entre produtos de maquilhagem da Mercadona e de marcas reconhecidas no mercado. Há quem alegue que é (quase) igual.

Gourmet