Há uma erva aromática comum, que encontramos nas ruas e que temos em casa, que ajuda a controlar o peso, escreve o site El Cronista. O alecrim, que em Portugal usamos para temperar pratos e fazer marinadas, pode ser utilizado para fazer infusões, tendo benefícios para a saúde, devido aos seus antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.
De acordo com informação citada pelo El Cronista, a infusão de alecrim combate os danos oxidativos que desencadeiam reações inflamatórias, que por sua vez afetam o metabolismo e que contribuem para o aumento de peso.
O alecrim, refere a publicação, contém ainda propriedade anti-inflamatórias, como o ácido rosmarínico e o ácido carnósico, que têm sido estudados como ferramentas para tratar a obesidade.
Embora a relação entre o açúcar no sangue e a obesidade ainda esteja a ser alvo de estudos, o alecrim pode ajudar a regular os níveis de açúcar e favorecer a perda de peso.
É importante referir que a toma de anticoagulantes ou de medicamentos para hipertensão arterial impossibilita o consumo desta infusão. A sua ingestão está também contraindicada para grávidas.