É conhecida cientificamente como Musa acuminata, mas a banana existe na forma de mais de 1.000 variedades, tornando-se uma das frutas mais produzidas, comercializadas e consumidas em todo o mundo
Originalmente proveniente da região sul e sudeste da Ásia, as bananas são cultivadas em mais de 120 países, sendo uma importante fonte de nutrientes, como potássio e vitamina B6. É sabido que o seu consumo proporciona diversos benefícios para a saúde, mas em que áreas pode atuar concretamente?
A saúde cardiovascular é uma das áreas que pode sair mais beneficiada do seu consumo.
O consumo de banana contribui também para o aumento da ingestão de fibras, crucial para a saúde digestiva e cardíaca. Uma banana de tamanho médio contém 3g de fibras e é facilmente transportável.
De acordo com um artigo publicado no site Health e revisto por pares, a banana reduz o chamado colesterol mau, contribuindo para o controlo da tensão arterial. Outro campo em que a banana atua positivamente é na saúde digestiva: ao conter fibras solúveis e probióticos, povoa o intestino com bactérias boas, facilitando a digestão.
As bananas contribuem também para um melhoramento da função muscular ao fornecer eletrólitos como potássio. Esta fruta também contém antioxidantes, como vitamina C e magnésio, fortalecendo o sistema imunitário e protegendo as células contra danos causados pelos radicais livres.
O consumo de bananas verdes, muitas vezes descartadas, também trazem benefícios: o seu amido resiste à digestão no intestino delgado e promove a saúde intestinal, a regulação do açúcar no sangue e a redução de inflamação.