Longevidade | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Começa 2024 a aprender com estes centenários como viver mais anos

Entrámos num novo ano, mas a seguir a este pretendemos viver muitos mais e, se possível, para lá dos 100 anos. Para tal, nada como aprender com quem já lá chegou.

Respirar controladamente parece que nos faz viver mais anos. E também fazer três exercícios simples à semelhança de práticas noutras partes do mundo. Ou ainda beber um copo de vinho tinto todos os dias ao almoço.  

Andamos sempre à procura do que nos faz viver mais anos e esperamos "milagres", como um elixir da longevidade como nos contos, ou uma resposta mais avançada por parte do ChatGTP. Mas nem a inteligência artificial nos diz o que é já óbvio: seguir uma dieta saudável, atividade física regular, evitar hábitos prejudiciais (como consumo excessivo de álcool e tabagismo) e ter uma boa genética. 

O queremos mesmo conhecer são os verdadeiros “segredos” para viver mais anos e com qualidade de vida. Para isso, nada como perguntar a quem já passou da barreira dos 100 anos como conseguir tal longevidade.  

As respostas foram reunidas na FOX Business e num novo estudo intitulado "personalidade centenária: existem recursos psicológicos que distinguem os centenários?", publicado recentemente no Journal of Happiness Studies.

Aqui vão sete dicas.

1. Emprego

O sucesso e poder de compra garantidos pelos empregos são dois fatores determinantes para ultrapassar a barreira dos 100 anos – Angelina (103 anos) e Margaret (101 anos).  

2. “Ser... uma boa pessoa”

“Devem ter um bom estado de espírito, ser muito gentis, ter compaixão e ser gratos pelo que têm. Ser apenas... uma boa pessoa” - Angelina Torrisi, 103 anos. 

3. Evitar o stress

“As pessoas colocam muito stress em si mesmas. Preocupam-se com coisas que não são importantes… é preciso evitar o stress” - Angelina Torrisi, 103 anos. 

4. Fazer a diferença constantemente

“O que acho que nos mantém saudáveis é apenas continuar envolvidos”. “O que estou a fazer agora é o que faço há anos: marcar a diferença onde quer que esteja” - Margaret Vaccaro, 101 anos. 

5. Ser fisicamente e intelectualmente ativo

“Fui costureira até os 98 anos. Agora, gosto de fazer palavras cruzadas e dou uma oportunidade ao sudoku. Desço de elevador, mas subo as escadas para exercitar as pernas" - mulher com 100 anos que participou do estudo. 

6. Definir metas realistas e estabelecer um compromisso para alcançá-las

“Segui sempre a minha própria vontade e ainda que os outros me dissessem 'não', o tempo provou que estava certa” - centenária que participou na investigação.  

7. Nunca perder a curiosidade

"Comecei a viajar com uma amiga depois de o meu marido morrer. Gostava muito de viajar, mas ele não. Com quase 80 anos, todos os anos íamos a sítios diferentes. Estivemos em Paris, Roma, Berlim, Bruxelas, Varsóvia, Jerusalém, Turquia” - mulher com 100 anos.  

Nécessaire

O vinagre de maçã ajuda mesmo a perder peso? A ciência responde

Perda de peso, redução dos níveis de açúcar no sangue e de colesterol. Estes são alguns dos benefícios associados ao vinagre de maça, mas quais são verdade?

Nécessaire