Okinawa | Fotografia: TORU YAMANAKA/AFP via Getty Images
Nécessaire

3 exercícios que deves fazer diariamente para viveres mais tempo

Aliados a uma alimentação saudável e equilibrada, bastam três exercícios simples para aumentar a qualidade e esperança de vida.

Aquilo que determina a longevidade de cada um é a genética, é um fato, mas os cuidados com a alimentação e o exercício físico podem influenciar a qualidade com que se vive e aumentar até a esperança de vida.

Uma vez que não podemos influenciar os nossos genes, podemos investir numa alimentação saudável e na prática regular de atividades que possam facilmente ser incorporadas na nossa rotina diária.

Em Okinawa, uma das zonas azuis do planeta com a maior esperança de vida, pratica-se a lei dos 80%, que diz que qualquer pessoa pode apreciar a comida e parar de comer quando sentir que está saciado e, além disso, muitos habitantes mais longevos, sobretudo os pescadores, trabalham até conseguirem e são adeptos das artes marciais e do tai chi.

Já na Península de Nicoya, na Costa Rica, os habitantes centenários não sabem ser sedentários e não param de caminhar vários quilómetros por dia, de cortar lenha ou de fazer tarefas domésticas, enquanto que na Sardenha os pastores com mais de 100 anos continuam a subir e descer montanhas com os seus rebanhos.

Todos estes exemplos só mostram que, seja em que parte do mundo for, um dos maiores fatores para que as pessoas mais longevas se sintam e mantenham jovens é a atividade física.

Segundo Valter Longo, um bioquímico de renome e especialista em investigação sobre o envelhecimento e doenças relacionadas com a idade, o exercício ideal para a saúde e a longevidade é "aquele que preferimos, mas também aquele que podemos facilmente incorporar na nossa vida quotidiana e continuar a fazer até aos 100 anos ou mais" refere em entrevista à Telva.

O especialista sugere 3 exercícios simples que podemos fazer todos os dias:

. Uma caminhada rápida durante uma hora por dia, que pode ser incorporada na rotina diária, como por exemplo fazer a pé um percurso que habitualmente se faz de carro;

. Andar de bicicleta, correr ou nadar de dois em dois dias durante 30-40 minutos, preferencialmente em contacto com a natureza, mas também pode ser num espaço fechado como piscina municipal ou pistas cobertas;

. Treino de força uma a duas vezes por semana, no ginásio ou em casa, porque os músculos precisam de ser estimulados para se manterem fortes e estimulados.

Gourmet

Poucos sabem o truque que uma simples vela esconde

Como uma vela pode estar relacionada com a fruta que comemos no dia a dia? Um truque que pode evitar o desperdício alimentar.

Nécessaire