Kimchi | Fotografia: Unsplash
Gourmet

O kimchi faz perder peso? Estudo esclarece todas as dúvidas

Os alimentos fermentados são conhecidos pelos seus benefícios para a saúde, mas será que o kimchi contribui mesmo para a perda de peso?

Nos últimos anos, o consumo de fermentados têm estado associados a certos benefícios para a saúde. Há evidência que sugere que o consumo de alimentos fermentados, como o iogurte, queijo kefir, kombucha, kimchi ou mesmo a cerveja, pode controlar os níveis de glicose no sangue de pessoas com diabetes, ou reduzir a pressão arterial em pessoas que sofrem de diabetes e obesidade ou melhorar sintomas relacionados com o trânsito intestinal.

Agora, um estudo publicado na revista médica BMJ Open fornece evidências preliminares de que o consumo de kimchi, um popular fermentado coreano à geralmente à base de couve, está associado a um menor risco de obesidade. O estudo financiado pelo World Institute of Kimchi envolveu uma amostra de 115.726 homens e mulheres com idades compreendidas entre 40 e 69 anos, que deram informação sobre a quantidade que consumiram deste fermentado ao longo de um ano.

O consumo diário de uma a três porções de qualquer tipo de kimchi foi associado a um menor risco de obesidade em homens, verificando-se que homens que consumiam mais de três porções por dia de kimchi de repolho (baechu) tinham menor probabilidade de sofrer de obesidade e obesidade abdominal. Já as mulheres que consumiam entre duas a três porções por dia de baechu tinham menor probabilidade de sofrer de obesidade e obesidade abdominal.

Apesar dos resultados, os autores do estudo reconhecem que o mesmo tem limitações, uma vez que se torna difícil determinar exatamente quanto kimchi as pessoas realmente consumiram. O estudo apresenta como fragilidade o facto de as informações dependerem de os participantes relatarem os seus hábitos alimentares.A forma como o estudo foi desenvolvido aponta também para uma associação entre kimchi e redução de obesidade, não se o kimchi causa perda de peso. O estudo em questão mostra, ainda assim, que participantes que consumiam cinco ou mais porções de qualquer tipo de kimchi pesavam mais, tinham tamanhos de cintura maiores e tinham maior probabilidade de serem obesos. 

Estudos sobre o consumo de fermentados analisaram marcadores de apetite, mas não o peso dos participantes. Um estudo citado no artigo revelou que o estômago de homens que consumiram 1,4 litros de leite fermentado durante uma refeição demora mais a ser esvaziado, em comparação com aqueles que consumiram a mesma quantidade de leite integral,  levando a que se sintam saciados por mais tempo, tendo menos apetite.

Apesar de não ser possível afirmar que o consumo de kimchi provoca perda de peso, os alimentos fermentados continuam a ser parte de uma dieta considerada saudável, uma vez que são ricos em probióticos capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal.

Importa ainda notar que alguns alimentos fermentados, como kimchi, têm adição de sal, podendo o seu consumo contribuir para o aumento da pressão arterial e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Design e Artes

Artigo Ikea volta décadas depois e é a nova "crush" da Internet

À nova coleção da Ikea regressa um artigo que surgiu pela primeira vez na década de 60. Se antes era um sucesso, na Era da Internet é a nova "crush".

Gourmet