Pasta | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Comer massa engorda? Temos boas notícias para a tua saúde

Um estudo publicado na revista científica Lancet revela que consumir calorias proveniente de hidratos de carbono pode aumentar a esperança de vida.

Cozinhar massa em casa é uma solução fácil: é simples de preparar mas muita gente pensa que por ser um alimento rico em hidratos de carbono pode ser mau para a saúde. Mas será mesmo assim?

“A massa não merece a reputação de alimento que engorda”, explica Erin Morse, dietista clínica chefe do UCLA Health Center, num artigo do Washington Post.

Num estudo publicado na revista científica Lancet, em 2018, investigadores  projetaram que uma pessoa de 50 anos que consuma metade de suas calorias provenientes de hidratos de carbono viveria quatro anos a mais do que pessoas com uma dieta baixa em hidratos de carbono (menos de 30% das calorias) e um ano a mais do que alguém com uma dieta rica em hidratos de carbono(mais de 65% das calorias).

Um copo de massa cozinhada contém até 8 gramas de proteína e de 2,5 gramas de fibra, bem como 26% do valor diário recomendado de folato e 10% de ferro, num total de 220 calorias. A massa apesar de ser um hidrato de carbono, tem propriedades que a diferenciam dos restantes hidratos de carbono refinados. Os amidos e as proteínas do trigo duro estão ligados entre si, pelo que o organismo demora mais tempo a digeri-los. Este dado pode levar a que um prato de massa seja mais saciante do que arroz branco ou pão branco, refere um especialista citado no artigo.

Medir porções é um dos métodos para garantir que consomes massa de forma saudável. Um copo de massa já cozinhada pode ser uma porção razoável. Outro passo a ter em conta é cozinhar a massa até o ponto certo. Cozinhá-la demasiado leva a que a proteína se separe do amido e que não seja tão saciante.

Design e Artes

Esta nova exposição grátis mostra o 25 de abril a quem não o viveu

'25 de Abril de 1974, Quinta-feira', a nova exposição de Alfredo Cunha, insere-se nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril do munícipio da Amadora.

Nécessaire