Reprodução 'A Festa de Babette'
Nécessaire

Não é só o peixe: este alimento melhora a memória e é mais barato

O inhame, um tubérculo de formato irregular, tem vários benefícios para a saúde. Descobre quais.

É proveniente da América do Sul, de África e das ilhas do Pacífico e uma fonte rica em hidratos de carbono. Apesar de não ser dos tubérculos mais conhecidos, o consumo de inhame tem vários benefícios para a saúde.

Ainda que tenha parecenças com a batata, o inhame tem uma textura mais rugosa e resistente, tornando mais difícil descascá-lo. É rico em hidratos de carbono e fibra, apresentando um baixo índice glicémico.

Alguns dos benefícios associados ao consumo de inhame passam pela prevenção de doenças cardíacas e do aparelho digestivo, devido às suas fibras e proteínas, escreve o site El Cronista.

Além de ter um efeito saciador, outra das suas propriedades, a diosgenina, fomenta o crescimento neuronal e a memória, bem como as funções de aprendizagem. 

O inhame pode ser cozido em água ou assado no forno, tal como se faz com a batata. Muitas vezes, o inhame é também consumido na forma de farinha ou fécula.

Nécessaire

Passas muito tempo sentado? Quando acabares de trabalhar, lê este artigo

Um estudo demonstra que adicionar entre 15 a 30 minutos de exercício à rotina diária atenua os danos provocados pela permanência sentada prolongada no trabalho.

Nécessaire