As recomendações dos nutricionistas passam geralmente por recomendar a incorporação de diferentes vegetais nas dietas de quem quer controlar ou perder peso. O seu baixo teor de gordura e aporte nutricional são as razões principais, mas entre as diversas opções de vegetais, já prestaste atenção às endívias?
Estas plantas de folhas estreitas e alongadas, também conhecidas como chicória-de-bruxelas, costumam ser usadas em saladas, mas têm potencial para outros pratos simples de executar, como gratinado de endívias ou endívias recheadas com cogumelos.
Uma das principais características das endívias é a sua composição à base de água. Além disso, são uma fonte de fibra e de potássio, fornecendo vitamina A e vitamina B. Também aportam, embora em menor quantidade, vitamina C, vitamina K, cálcio, magnésio e ferro.
Devido à sua composição ser principalmente à base de água, as endívias são um alimento que pode ajudar a prevenir a desidratação. A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, ajudando no transporte de nutrientes, na eliminação de toxinas e na regulação da temperatura corporal.
O seu sabor amargo favorece o processo digestivo e uma melhor absorção de nutrientes.