Brad Pitt é um dos atores mais aclamados da sua geração e participou em filmes icónicos como Clube de Combate, Era uma Vez em Hollywood, A Árvore da Vida ou Sacanas Sem Lei, mas nenhum deles é o seu filme favorito.
Em 2017, numa entrevista concedida à GQ, em que falou sobre o divórcio de Angelina Jolie, de ter deixado de beber álcool e de se ter tornado um homem melhor, o ator de agora 60 anos revelou que o seu filme favorito foi um dos que menos sucesso teve em bilheteira. Ao responder a uma questão sobre quando é que encontrava entusiasmo na representação, Brad Pitt revelou que o seu filme favorito de fazer foi O Assassínio de Jesse James pelo cobarde Robert Ford, de 2007.
Brad Pitt acrescentou que representar filmes de comédia é mais entusiasmante e que é possível conseguir filmes de sucesso uns atrás dos outros. “Se acredito que algo é digno, então sei que será digno no futuro. E há alturas em que fico muito cínico, sabe? Passo muito tempo a desenhar e, mesmo nessa loucura da escultura em que estou, há dias em que - de qualquer forma - acaba tudo no lixo: Qual é o objetivo? Também passo por esse ciclo, sabes? Qual é o objetivo?”, deixou em aberto na mesma entrevista.
O Assassínio de Jesse James pelo cobarde Robert Ford foi produzido pela Plan B Entertainment, de quem Brad Pitt era o único proprietário. A história centra-se na história de célebre fora da lei do Oeste americano do século XIX, Jesse James, e da sua relação com Robert Ford, um jovem que sonhava juntar-se ao seu ídolo, mas que é o responsável por pôr um fim à vida do forasteiro.
O filme foi realizado por Andrew Dominik e contou com argumento de Andrew Dominik e de Ron Hansen, que escreveu o livro homónimo que serviu de base ao filme.
Em Portugal, o filme não está disponível nas plataformas de streaming, mas pode ser alugado através da loja da Apple TV, da Google Play, do YouTube ou da Rakuten TV.