Woolclopedia Burel Factory | Fotografia: D.R.
Coolhunting

Nasceu uma coleção de moda feita em burel para durar

A Burel Factory lança a sua primeira coleção de moda, feita à semelhança dos demais produtos da marca, com máquinas e equipamentos tradicionais.

Em 2010, João Tomás e Isabel Costa pegaram na mais importante fábrica de lanifícios da região da Serra da Estrela, a Lanifícios Império, e mantiveram a sua atividade até aos dias de hoje, dando continuidade à produção de burel, um tecido artesanal português feito de lã de ovelhas de raça Serra da Estrela, através da marca Burel Factory, em Manteigas. 

Mais de dez anos depois e novamente para salvar uma fábrica antiga que entrara em insolvência, localizada na Covilhã, a Burel Factory adquiriu a estrutura e as suas máquinas antigas que lhe permitiram dar o próximo passo: alargar a oferta para a área da moda e desse modo fazer com que o burel passe a “fazer parte da vida das pessoas, do seu dia-a-dia", segundo nos conta Isabel Costa, Head of Brand da Burel Factory.

Assim, depois de peças de decoração, das mantas às almofadas – que decoram os hotéis Casa de São Lourenço e Casa das Penhas Douradas, pertencentes ao grupo Burel Mountain Originals –, e de acessórios, como os “quentinhos”, uns chinelos de quarto feitos em burel, a Burel Factory lança agora a primeira coleção de moda que conserva esta tradição e o seu património.

Chama-se Woolclopedia e ficou a cargo de Filipa Homem (Consultant Creative Director & Head of Fashion Design), de Mafalda Fialho (Fashion Designer) e de Sara Lamúrias (Accessories Designer) e do mestre de fábrica José Luís Pinheiro.  

 

A Woolclopedia é a primeira de três coleções a lançar até 2024, confecionadas exclusivamente em Portugal com fibras naturais e feitas para durar várias gerações. A coleção divide-se em dois – uma parte de tons coloridos e outra de tons naturais e ténues – e tem no total 50 peças unissexo com designs contemporâneos, tendo cada modelo apenas 100 unidades que os tornam exclusivos.  

A nova coleção Woolclopedia está à venda nas lojas Burel Factory em Lisboa, no Porto e online.  

Coolhunting

Veredictos Versa para os looks dos Grammys (todos bons)!

Após os Grammy Awards 2023, a Versa lança o veredicto sobre alguns dos looks que desfilaram na grande noite de prémios.

Coolhunting