Olivian | Fotografia: D.R.
Coolhunting

O linho é intemporal, assim como as peças desta marca portuguesa

Olivian é uma marca com peças 100% linho que celebra a amizade e a intemporalidade. As novas peças são, por isso, para usar por muitos anos.

Há negócios que surgem assim, como uma ideia que num primeiro momento quer celebrar a amizade. E é então de uma amizade que, em abril de 2022, nasce uma nova marca, a Olivian, de roupa intemporal 100% feita de linho e produzida de modo artesanal por empresas portuguesas. Uma marca portuguesa, fundada por duas amigas e enfermeiras de profissão, Viviana Oliveira Martins e Ângela Rocha.

Ambas tinham vontade de sair da zona de conforto e criar uma marca de roupa assente no slow fashion e bastou juntar forças e nomes para cumprir esse sonho. 

“Olivian tem origem no sobrenome Oliveira (Oli) e nas iniciais dos nossos nomes: VI de Viviana e AN de Ângela”, conta Viviana à Versa. Apesar de Ângela já não fazer parte do projeto, o nome da marca unirá para sempre as duas amigas, assim como as peças que vamos ver por aí durante muitos anos. 

Tudo graças ao linho usado em todas as coleções, que é o “tecido mais nobre e antigo, assim como versátil, intemporal, durável e 100% sustentável”, afirma a responsável.  

Uma nova coleção, a mesma frescura 

Cada coleção da Olivian é como uma lufada de ar fresco, não só pelo tecido leve, como pelos pormenores de cada peça, desenhada em conjunto com uma designer, que trabalha para evidenciar a elegância e a simplicidade de quem as usa.  

É o caso do novo vestido Anne, das calças Helen, do top Louise e do macacão Rita (disponível em bege, branco, preto, riscado e tijolo), que fazem parte da nova coleção Living Collection.

Quem adquire peças de diferentes coleções não deixará nenhuma no canto da gaveta, uma vez que uma das preocupações da marca é que sejam versáteis. “Cada coleção é sempre marcada pela simplicidade associada ao pormenor que evidencia a elegância, procuramos que as peças de todas as coleções sejam conjugáveis”, afirma Viviana.

No que diz respeito ao futuro, o objetivo é alargar a presença da marca através de um espaço físico. "Para que possamos receber todos os que acompanham a Olivian ao longo da sua caminhada”, continua a responsável.

As peças da marca variam entre os €70 e os €130 e há uma forma de poupar, não na compra, mas sim nos gastos da luz em casa. 

“As dicas para os cuidados com o linho de modo a não passar a ferro são: não centrifugar na máquina de lavar roupa e secar a peça pendurada num cabide”, aconselha Viviana. 

Design e Artes

As imagens desconhecidas de Marilyn Monroe que tens de ver

Estas fotografias pouco conhecidas de Marilyn Monroe figuram no livro The Essential Marilyn Monroe, da ACC Editions.

Coolhunting