Fotografia: Helga Stentzel
Design e Artes

Há uma artista que cria animais em cima de um estendal com a imaginação

Helga Stentzel usa a imaginação para dar vida a animais com peças de roupa penduradas num estendal.

Helga Stentzel, uma artista russa, cria diversos animais com peças de roupa, pendurando-as num estendal. Num artigo de 2022, a artista agora sediada em Londres contou ao jornal Guardian que a inspiração para esta série de fotografias intitulada Clothes Line Animals surgiu dos tempos que passou em pequena com a sua avó numa pequena aldeia na Sibéria.

“O entretenimento era escasso: dois canais de televisão, nenhum computador, por isso ficava deitado na cama a olhar para o tapete até que as flores se desfocassem e eu visse um dragão. Procurava papagaios e ouriços nos nós da madeira da minha cama”, contou ao jornal britânico sobre o processo que viria a dar origem às suas imagens.

A artista acredita que este processo de imaginação é fundamental no dia a dia e convida todos os que se cruzam com a sua arte a desacelerar e a olhar para o que está à sua volta. Sobre uma das imagens, um urso polar desenhado no estendal, a artista relatou que queria que se visse flocos de neve na imagem.

 “Para o meu urso polar, queria flocos de neve no estendal, por isso fotografei no exterior em Fevereiro a -32ºC [durante uma visita à Rússia]. Tive de ir sempre a correr para dentro de casa para descongelar a câmara e as minhas mãos". Ela espera que o seu trabalho faça os espectadores sorrir. Precisamos de abrandar e olhar para o que está à nossa volta”, disse, citada pelo Guardian.

A artista desenvolve peças de arte surrealista através de objetos mundanos e de alimentos.

Design e Artes

Escolhas Versa: nove cadeiras que vão dar mais cor ao teu jardim

Reunimos as cadeiras de jardim mais originais, da Hôma ao Gato Preto, para que descanses num terraço ou jardim com conforto e estilo.

Design e Artes