A Amazon decidiu banir um dispositivo eletrónico em alguns países que é capaz de interferir com frequências digitais de televisões, rádios, automóveis, entre outros aparelhos eletrónicos, escreve o jornal Daily Mail.
Este gadget conhecido como FlipperZero, comercializado desde 2020 na plataforma de retalho digital, permite emular frequências de vários aparelhos eletrónicos, e tornou-se conhecido devido a vídeos de utilizadores no TikTok que utilizavam o dispositivo para partidas.
Com o tempo, tornou-se evidente que o FlipperZero permitia, entre outras funcionalidades, clonar a informação de cartões de crédito ou abrir portas com fechaduras eletrónicas.
No YouTube encontram-se vários vídeos que exemplificam as funcionalidades deste dispositivo que se assemelha a um pequeno leitor de mp3 antigo ou brinquedo de crianças.
Apesar da informação avançada pelo jornal britânico, continua a ser possível encontrar o aparelho na Internet. Através de uma breve pesquisa encontramos um site da marca, que comercializa o dispositivo por €165.
A comercialização do dispositivo na União Europeia é legal, apesar de ter potencialidades que permitem usá-lo para fins ilegais, como hacker cartões de crédito, abrir portas de veículos e de fechaduras eletrónicas.