“Seria ótimo se, daqui a 20 anos, o mundo me visse como a nova Ortega, mas como fundadora do estilo de vida luxuoso em Portugal”. É assim que Paula Amorim responde ao El País perante a já habitual comparação com Marta Ortega, CEO da Inditex.
O jornal espanhol traçou o perfil da empresária portuguesa, presidente e principal acionista da Galp, que pertence a uma das famílias mais ricas de Portugal e que, em 2019, surpreendeu ao decidir abrir a sua própria marca de lifestyle, Paula.
Com ligação à Fashion Clinic, a cadeia de lojas multimarca de luxo, desde 2005 e com o controlo do franchising da Gucci em Portugal, este terá sido um passo natural para Paula Amorim após vários anos com ligações ao retalho. E apresentou recentemente a nova coleção primavera/verão da marca Paula, detida pelo Grupo Amorim Luxury, que inclui além de peças de roupa, cerâmicas e utensílios de cozinha e que chegou ao mercado espanhol em abril.
“Acho que a Marta está a fazer uma excelente transição, não é fácil suceder a um líder tão carismático e extraordinário”, referiu Paula Amorim, numa alusão ao distanciamento que Marta Ortega já admitiu pretender fazer na Zara face universo das fast fashion.
Para a nova coleção primavera-verão da marca Paula, o seu criador, Ricardo Preto, apostou em combinações de cores saturadas, várias texturas e pormenores artesanais, como os bordados, uma herança nacional que Paula Amorim admitiu querer destacar nas novas peças.
“Em Portugal há muita qualidade e uma indústria têxtil consolidada, mas sobretudo vende para exportação. Há muitas marcas internacionais a produzir, mas elementos simples. Quisemos destacar certas técnicas, como os bordados ou as aplicações, que outras marcas levam para outros países para produzir”, confessou Paula Amorim.
"Les Joyeuses" é o nome dado ao conjunto de várias peças que vão estar disponíveis no novo stand do El Corte Inglés, localizado na Serrano, 47, em Madrid. O objetivo? Transformar Paula numa marca portuguesa com visibilidade internacional.