O escritor checo Milan Kundera morreu esta quarta-feira, aos 94 anos, avança a televisão pública da República Checa. Era considerado um dos eternos candidatos ao prémio Nobel da Literatura e tido como um dos nomes maiores da literatura mundial.
A Insustentável Leveza do Ser, a sua obra mais conhecida e considerada um clássico da literatua, foi publicada em 1984, tendo como personagens centrais na narrativa um cirugião e uma fotógrafa que se conhecem numa pequena vila no interior da República Checa
A Primavera de Praga, que teve lugar em 1968, é um dos temas centrais da história e é no desencadear desses acontecimentos históricos que é narrada a história de Tomas, um médico que pensa que encontrará a felicidade na vida através da total liberdade sexual.
Ao mesmo tempo que o escritor explora as vidas de Tomas e da sua mulher Teresa e a relação de infidelidade que este desenvolve com Sabina, sua amante, a obra lança um olhar crítico ao contexto político da época e propõe ao leitor que faça uma reflexão sobre a existência humana.
Poucos anos após a sua publicação, chegou aos cinemas, em 1988, um filme assinado por Philiph Kaufman, que contou no elenco com Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche entre outros.