Existem dois tipos de viajantes: os que partem à aventura e deixam-se levar pelo que encontram no destino e os que são incapazes de seguir viagem sem um roteiro, às vezes ao nível do Excel com horas definidas. Mais ou menos minucioso, construir um roteiro sobre um local que se desconhece pode ser uma tarefa complexa que exige horas de investigação, mas isso era antes da Inteligência Artificial (IA).
Existe uma plataforma, a Trip Planner AI, que é movida por esta ferramenta de tecnologia, à qual basta pedir um roteiro e logo na hora dá-nos sugestões. Na página inicial, são prometidas indicações personalizadas de pontos turísticos, restaurantes, hotéis e alojamentos, até com base nos vídeos de TikTok e reels que enviamos.
A VERSA decidiu experimentar a ferramenta e planear umas férias de verão em Ibiza, uma das Ilhas Baleares, em Espanha, conhecida principalmente pelas praias paradisíacas de água cristalina e pela vida noturna.
Eis os passos que seguimos.
1.º: Colocar o destino (Ibiza), as datas (escolhemos de 8 a 10 de junho), os interesses da viagem (da arte às aventuras), o número de pessoas em viagem (duas) e a relação entre elas (casal);
2.º Preferências de refeição: selecionar o budget (médio), as refeições a incluir (pequeno-almoço, almoço e jantar) e tipo de comida (tudo);
3.º Alojamento: adicionar se tivermos, escolher na hora consoante sugestões ou deixar para mais tarde (deixámos para mais tarde);
4.º "Let's go to my trip!": na fase final, esperávamos um roteiro completo, como aqui o ChatGTP nos gerou, mas esta ferramenta de IA é antes uma rampa de lançamento para planear tudo. Primeiro, dá-nos todas as indicações sobre o destino (desde os custos do transporte e McDonald's aos contactos de emergência) e depois o itinerário, que fica por construir com as sugestões apresentadas. Para o primeiro dia o Trip Planner AI sugere uma tour da plataforma Freetour, no segundo dia conhecer as praias, da Cala Saladeta à Sa Punta Galera, e no terceiro dia as sugestões são mais calas, incluindo a Cala d’Hort, e uma visita ao Aquarium Cap Blanc, situado dentro de uma rocha. Nesta fase, há ainda outras secções, como a que indica as principais atrações locais, os hotéis e uma outra que nos remete para a plataforma de reserva de experiências Get Your Guide.
No fundo, o Trip Planner AI não faz o trabalho todo, mas orienta-nos para o que de melhor há no destino que queremos visitar, permitindo construir ali todo o roteiro. Depois da ajuda da Inteligência Artificial, é mais rápido ter tudo pronto para, feitas as malas, seguir viagem.