Vinho | Fotografia: Pexels
Gourmet

Escolher um bom vinho e barato? Rival da Wikipedia sabe a resposta

Pode a Inteligência Artificial ajudar-nos a escolher um vinho? Pode e há um novo ChatGPT especializado para o efeito.

Há questões que são matemáticas e escolher um vinho não é uma delas. Primeiro, porque depende de cada gosto, havendo uns que se inclinam para vinhos mais secos ou frutados e outros que têm o paladar mais apurado para os tipos de região. Segundo, porque a escolha também vai depender da carteira e aí o preço/qualidade pode ser um desafio. 

Ainda que resolver este problema de escolha não seja matemático, pode ser tecnológico. 

Basta entrar na Winepedia, plataforma portuguesa que usa a Inteligência Artificial e que já é conhecida como o ChatGPT dos vinhos. Foi desenvolvida por Ivano Barbato (especialista em Cibersegurança e IA) e por Pedro Guerreiro (especialista em vinhos) e a ideia é que através da Winepedia se possa questionar e conhecer melhor o universo vínico. 

"A plataforma com base em IA é apenas um dos instrumentos utilizados para que as tradições humanas e a cultura local não se percam. A tecnologia não substitui a essência. Pelo contrário: a tecnologia, alimentada por inteligência, ajuda as pessoas, cria empregos e transforma o mundo num espaço melhor. Para todos".

Entre as inúmeras questões que podemos fazer ao ChatGPT dos vinhos, a VERSA decidiu começar por saber como escolher um bom vinho português mais em conta. Eis o resultado da conversa com esta espécie de enólogo da Inteligência Artificial. 

VERSA: O que devo ter em conta para escolher um bom vinho barato português?

Winepedia: Escolher um bom vinho português com um bom custo-benefício pode ser uma excelente escolha! Aqui estão algumas dicas para ajudar a encontrar um vinho português de qualidade a um preço acessível:

– Regiões Vinícolas: Portugal possui diversas regiões vinícolas conhecidas pelos vinhos de qualidade. Experimente vinhos das regiões do Douro, Alentejo, Dão, e Vinhos Verdes, que oferecem ótimas opções em diferentes faixas de preço.

– Variedades de Uva: Portugal possui várias castas de uvas autóctones que resultam em vinhos únicos e saborosos. Experimente vinhos feitos com uvas como Touriga Nacional, Alvarinho, Baga, e Aragonez.

– Vinhos de Mesa: Procure por vinhos de mesa portugueses que costumam oferecer boa qualidade a preços acessíveis. Vinhos regionais e de produtores locais podem ser ótimas opções.

– Cooperativas Vinícolas: As cooperativas vinícolas em Portugal produzem vinhos de qualidade a preços mais acessíveis. Explore vinhos de cooperativas locais para descobrir boas opções.

– Colheita Anterior: Às vezes, vinhos de colheitas anteriores são vendidos a preços mais baixos. Procure vinhos de colheitas anteriores que ainda estejam em boas condições.

Design e Artes

A tradição da Comporta no fim de semana? Só com o futurista Kauai EV da Hyundai

A sustentabilidade do Sublime Comporta foi o cenário ideal para traduzir a visão de mobilidade elétrica da Hyundai no dia em que desvendou o Kauai EV.

Gourmet