É uma cadeia de restaurantes com mais de 20 anos de história e está presente em vários países espalhados pelo mundo. De Itália ao Japão, passando por Inglaterra, Turquia e Estados Unidos, a marca Obicà quer proporcionar uma experiência de autêntica cozinha italiana aos seus clientes feito com produtos vindos de fornecedores italianos certificados. Mas até há bem pouco tempo, Portugal era um dos países em que o nome Obicà era relativamente desconhecido.
Isso mudou em 2021, ano em que abriu no Porto o primeiro restaurante da marca. Pedro Galvão, porém, foi o responsável por trazer um restaurante da marca italiana para Lisboa, em 2022. Ligado à área financeira, Pedro já conhecia os restaurantes Obicà dos anos que passara em Milão.
“O Obicà era a minha ‘cantina’ e uma espécie de porto seguro para a minha mulher sempre que me visitava. Assim que soube que estavam no Porto, desafiei-os a abrirem também em Lisboa”, explica Pedro Galvão num comunicado.
Lisboa não é uma cidade que peque por falta de restaurantes italianos, mas o conceito por detrás do Obicà é distinto. Nascido pelas mãos do napolitano Silvio Ursini, vice-presidente do grupo Bulgari Hotels & Resorts, foi numa viagem ao Japão, inspirado pelos balcões das tabernas izakayas, que decidiu criar o primeiro bar de mozarella do mundo em 2004. Estes produtos ficavam expostos num balcão e eram preparados à frente dos clientes.
Em Lisboa, Luiz Minuzzi é o chef responsável desde a abertura do restaurante. Depois de ter passado pelo Obicà Porto, o chef brasileiro com ascendência italiana introduziu novos pratos na carta de verão como o mozarella di bufala dop, oriunda da Campana, ou a burrata e stracciatella, vindas semanalmente de Apúlia no sul de Itália, e ideais para saborear nos tempos de verão que se avizinham.
Outro das novidades é a pizza de pesto e straciatella, preparada com uma massa à base de farinha Molino Paolo Mariani, fermentada naturalmente por 48 horas antes de chegar ao forno. A prosciutto cotto é também uma agradável surpresa, sobretudo devido à curgete marinada em citrinos que contrasta com o molho de pimentos usado na base.
Como é lógico, num restaurante italiano não poderia faltar pasta. As massas aqui usadas são provenientes de Campana, mais concretamente da produtora Pastificio Gentile, e têm por base a sêmola de trigo duro. São secas ao ar livre, a baixa temperatura, pelo método tradicional Cirillo, tornando-se mais claras e têm pouco glúten. À cacio e pepe, ao schiaffoni, ao trofie al pesto ou ao tagliolini al tartufo, preferidas de muitos, juntou-se nesta estação o spaghetti al gamberi, por exemplo, com molho Bisque, camarões e curgete.
Vale a pena ainda provar o tartare di pomodoro, uma das entradas mais afamadas do restaurante, nesta versão de verão confecionado com crocante tarallo, mostarda, alcaparras fritas e molho de manjericão.
Uma refeição no Obicà não pode terminar sem se provar o tiramisu, a panna cotta ou a torta tenerina al marcaporne. Importa ainda referir que existe uma vasta carta de cocktails da qual provámos um moscow mule servido com espuma de gengibre, limão e pimenta.
De momento, existe ainda uma promoção em que se pedires quatro cocktails, recebes um snack à escolha de oferta.