As chamadas de atenção são por vezes necessárias e podem vir de quilómetros de distância. Mais precisamente, dos Estados Unidos, onde pertence a publicação digital de viagens e experiências AFAR, que nomeou Portugal num dos seus artigos.
“As 20 praias mais bonitas do mundo” é o título de uma lista de fotografias que nos dão a vontade de vestir a roupa de banho e partir de imediato para um dos destinos descritos como “de cortar a respiração”. E a verdade é que isso até é possível, porque um deles fica mesmo em Portugal.
A menos de uma hora de Lisboa está a praia da Adraga, situada no concelho de Sintra e inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais, que é considerada uma das melhores do mundo. E razões não faltam.
“O cenário idílico é repleto de afloramentos rochosos no oceano, arcos esculpidos pelo mar e falésias cobertas de musgo”, descreve a autora do artigo, Lottie Gros.
A praia convida assim, além de mergulhos, a uma expedição espeleológica pela herança de cavidades naturais e outros fenómenos cársticos que a natureza deixou neste lugar. A Câmara Municipal de Sintra recomenda explorar alguns pontos, como a Pedra de Alvidrar, “uma enorme rocha que desce, quase na vertical, até ao mar” e a gruta do Fojo, um poço natural muito profundo que comunica com o mar.
A praia da Adraga faz parte da lista das Praia com Qualidade de Ouro distinguidas pela Quercus e agora que a AFAR, e bem, nos chamou a atenção, deve também fazer parte da lista de praias a visitar este verão.