Em maio a época balnear foi iniciada progressivamente e ao mesmo ritmo tem crescido em nós a vontade de dar um mergulho todos os fins de semana. E enquanto não chegam as férias grandes, para quem está por Lisboa pode fugir da cidade e refrescar-se numa praia portuguesa com ouro.
O ouro diz respeito à água do mar, distinguida pela Quercus com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” na época balnear 2023. Foram galardoadas um total de 394 praias este ano, estando o maior número na região do Tejo e Oeste, com 98 praias de ouro.
Para este reconhecimento, a água tem de estar de acordo com quatro requisitos, sendo eles uma qualidade considerada “excelente” nas últimas cinco épocas balneares; resultados de indicadores bacterianos de acordo com os parâmetros; e não ter ocorrido qualquer desaconselhamento ou proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia na última época balnear (2022).
A todos os testes passaram 15 praias em Almada, na região do Tejo e Oeste, que ficam a menos de 45 minutos de Lisboa. Para alguns, a margem sul fica mais perto, mas os que estão noutros cantos de Portugal podem também procurar a Praia com Qualidade de Ouro mais próxima na lista da Quercus.
Deixamos de seguida cada “Praia com Qualidade de Ouro” na Costa da Caparica, concelho de Almada, para visitar este verão.
1. Praia da Bela Vista/Nova Vaga
2. Praia Cabana do Pescador
3. Praia do Castelo
4. Praia CDS/St. António
5. Praia da Fonte da Telha
6. Praia do Infante
7. Praia da Mata
8. Praia da Morena
9. Praia Nova/Nova Praia
10. Praia da Rainha (Almada)
11. Praia do Rei
12. Praia da Riviera
13. Praia da Saúde
14. Praia da Sereia
15. Praia do Tarquínio-paraíso/Dragão Vermelho