Desde que Betty Grafstein deu entrada no hospital, há cerca de um mês, e denunciou ser vítima de violência doméstica que todas as atenções estão concentradas na sua relação com José Castelo Branco, com quem se casou em 1996.
A imprensa nacional tem seguido atentamente o caso, mas como está a ser analisado pela imprensa internacional? O site americano Page Six publicou um artigo com o título O colorido socialite José Castelo Branco, 61 anos, acusado de agredir a mulher de 95 anos, a herdeira de diamantes Betty Grafstein, em Portugal, mas dá uma visão algo diferente da que temos de José Castelo Branco, um socialite wannabe que se movimenta nas festas mais exclusivas às custas da relação com Betty Grafstein.
Além do exagero ao apelidar José Castelo Branco de “veterano do mundo da moda”, afinal quem é José Castelo Branco na indústria da moda para poder ser feita esta leitura? O que sabe o Page Six que nós não sabemos? Sim, o socialite veste Louis Vuitton e não dispensa uma Birkin, mas isto é ser um "veterano de moda"?
A mesma notícia também faz referência a este ser "o casal mais estranho da sociedade" e ao facto de ambos partilharem o mesmo guarda-roupa. “Identifica-se como homem, mas é muitas vezes considerado uma mulher devido à sua roupa e maquilhagem”. Interpretar um homem de vestido como um cenário "estranho" parece-nos um pouco démodé, não Page Six? Em que século estamos?
A investigação americana chega até a recuperar o álbum 'Oui, C'est Moi', de 2008, que refere ter tido "um sucesso moderado em Portugal", o que está longe de ser verdade.
O que o artigo não refere é que, quando conheceu Betty Grafstein, José Castelo Branco atuava como drag queen, vendia obras de arte e não é segredo o seu fascínio pelo mundo do luxo e da moda. Mas numa entrevista a Cristina Ferreira, confessou ter casado com Betty Grafstein com separação total de bens, recusando as acusações de que é alvo e que sugerem uma relação por interesse.
Além de lembrar que José Castelo Branco é 34 anos mais novo do que Betty Grafstein, o artigo do Page Six recupera as suas declarações ao US Sun o ano passado, onde revelou: “Estou a viver com o dinheiro dela, não posso esperar que ela morra. Sou vítima de muito bullying”.