Daqui falava-vos uma VERSA, que viveu a infância nos anos 2000, e que bem se lembra dos chinelos frescos e práticos que a minha avó usava no verão. Na altura, ainda não sabia que esses "Chinese Slippers" faziam parte da cultura chinesa, criados para serem cómodos e até para serem usados em artes marciais, ganhando também o nome de "Kung Fu Slippers". Acabaram por entrar na moda da década de 70, 80, especialmente nos Estados Unidos, tornando-se símbolo de um estilo alternativo.
Andaram desaparecidos durante décadas, mas parece que os chinelos (que se caracterizam por serem tipo mules, tapados à frente com uma rede fina e dura e adornados com algumas missangas e flores) estão de volta às tendências de moda e não para servir de chinelos de casa.
São mesmo para fazer parte dos looks do dia a dia, tal como sugerem as novas fãs do modelo de outra época, que no TikTok já falam da tendência, ligando-a à hashtag #chineseslippers.
Fora do TikTok há também quem já dê ideias fora da caixa de como usar os sapatos do passado num futuro bem próximo.
Quem quer voltar a usar os sapatos dos anos 2000 já pode fazê-lo com a mais recente novidade da Mango, os sapatos de rede com contas da colaboração Mango x Siedrés. Estão disponíveis em vermelho e em verde e custam €39,99.