Elex
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Que marca é esta em que uma sweatshirt não é só uma sweatshirt?

Elex, a marca portuguesa que é "mais do que os produtos que oferece”. O que a distingue e para onde quer ir?

Convidamos-te a fazer um jogo: descodificar o que significa Elex. Antes de mais, é o nome de uma marca portuguesa de roupa criada por Tomás Poppe Toulson em 2022 e na frase que se segue por ele dita está a pista para este desafio: "Temos orgulho da nossa origem, da nossa cidade", Lisboa.

Com base nisto, já sabes o que significa Elex? O monograma estampado nas costas das sweatshirts e t-shirts também pode ajudar.

Olha bem. E agora confere o teu palpite na explicação que se segue. 

T-shirt Algodão, €50, ELEX

“A origem do nome vem da abreviação da palavra Lisboa (LX), lida em inglês. Temos orgulho da nossa origem, da nossa cidade, da luz/sol (que de resto é o monograma da Elex através da construção de 4 ‘E’ de Elex, que formam o sol e representam a luz) que marcam a cidade e a vida das pessoas que nela habitam. A palavra Elex é escrita em inglês porque a marca é pensada como uma marca global/internacional", explica o fundador.  

Elex tem assim uma identidade tão portuguesa quanto lisboeta e apesar de virada para a moda masculina através de peças intemporais, também já se aventura por outras áreas. Mas já lá vamos. Começamos primeiro por falar de como tudo começou.  

“Uma marca deve ser muito mais do que os produtos que oferece” 

Poder-se-á pensar que, tal como outras marcas, por detrás da Elex está um designer de moda. Se também achaste isso, foste bem enganado pela qualidade e precisão das peças, porque a formação em moda nunca entrou nos planos Tomás Poppe Toulson.

Estudou Gestão de Marketing, trabalhou numa agência de eventos e ativação de marca, co-fundou a marca Molkot, foi responsável pela direção criativa e de marketing da Citadin Shoes e só depois veio então a Elex.  

“A ideia de ter uma marca de roupa sempre me interessou. Não sou designer de moda, mas sempre tive interesse em processos e áreas criativas. A ideia de lançar a Elex passou essencialmente pela vontade de ter uma marca própria, que me permitisse ter total liberdade criativa, desde o processo de desenvolvimento de marca até ao processo de produção da roupa. E também por querer desenvolver uma marca que tenha como pilares People, Clothes & Culture, por esta ordem. No geral, a meu ver, uma marca (independentemente da área de atuação) deve ser muito mais do que os produtos que oferece”.  

Por mais que ao abrir o site vejamos roupa, é por tudo o que está investido na Elex que a marca quer ser (re)conhecida: o trabalho e talento de pessoas com que Tomás se cruza e, no que toca à cultura, o interesse passa por áreas como a música, o cinema, o design, a arquitetura, o desporto e a natureza. 

Faça chuva ou o sol da Elex, peças para todo(s) o(s) ano(s) 

Uma das principais preocupações da Elex é a qualidade das peças de roupa e consequente durabilidade. É por isso que há uma rigorosa escolha nas matérias-primas usadas. 

“Uma das dimensões que acho que exploramos bem na Elex é a seleção das tonalidades e os tratamentos de tingimento/cor. A escolha das matérias-primas tem um peso enorme no resultado final das cores dos nossos produtos. Focamo-nos em matérias-primas naturais (nem sempre orgânicas) e evitamos ao máximo o uso de materiais sintéticos", refere. 

A partir desta base, segue-se a criação de peças de roupa com designs intemporais, que vão sendo adicionadas às coleções sem regra, porque a Elex, afirma o fundador, não pretende andar “ao ritmo da indústria”. Vão assim sendo adicionados ou retirados produtos, como é o caso dos casacos bombazine do inverno. 

Mas eis a questão principal: olhando para o catálogo da Elex, vemos t-shirts, casacos, calças e sweatshirts como em qualquer outra marca, portanto, em que se diferenciam as peças desta marca lisboeta?  

“Uma sweatshirt é uma sweatshirt. Várias marcas a fazem, mas fazer uma sweatshirt com foco nos detalhes a nível das costuras, com ribs e punhos em sintonia, medidas equilibradas, acabamentos e tratamentos fora do comum faz com que uma sweatshirt passe a ser uma sweatshirt diferente. Seja pelo fitting, conforto ou toque. A nosso ver, diferente para melhor. Quem tiver especial atenção ao detalhe consegue perceber essa diferença”, afirma Tomás Poppe Toulson.  

A previsão meteorológica sobre o futuro da Elex 

Na Elex todos os dias são de sol, não fosse esse o simbolismo do monograma da marca. O futuro adivinha-se assim risonho, com várias novidades. 

Uma delas pode surgir na categoria Objects, entretanto criada para introduzir as velas Elex, e dentro da qual poderão entrar outros produtos “de excelente qualidade, natural, sem quaisquer componentes químicos envolvidos". 

O outro objetivo para o futuro é a levar a marca além fronteiras, sem nunca esquecer as raízes, claro.  

“O plano futuro para a marca é expandir a presença a nível nacional e continuar o processo de internacionalização. Continuar a desenvolver as relações que criámos e desenvolver novas relações. Ter acesso a novos públicos. Temos um enorme respeito e orgulho pelo nosso pais e cidade (que até carregamos no nome), mas a ideia é construir uma marca transversal, que seja interessante para um mercado internacional”, remata o fundador da marca.  

As peças da Elex, a partir dos €55, estão disponíveis no site da marca e também nas lojas BeWe, em Lisboa e Cascais, e Magic Quiver, na Ericeira.  

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