Coleção SEA Luísa Rosas | Fotografia: Instagram
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A corrente deste mar leva-te à joalharia portuguesa

Luísa Rosas é há 15 anos uma referência de joalharia em Portugal e acaba de lançar uma nova coleção. O mar é tema e dá forma a cada peça.

Sabemos bem porque tanto gostamos e gostam de Portugal. Para além da gastronomia e do sol, os mais de 800 km costa fazem-nos apaixonar por este país banhado pelo Atlântico, mar esse que inspirou a nova coleção da marca portuguesa Luísa Rosas.

SEA surge assim como uma homenagem ao mar português e como espelho de uma forte ligação da designer Luísa Rosas com a natureza, que expressa através da joalharia, arte que lhe está no sangue.

“A joalharia está presente na minha vida desde o meu primeiro dia. Sou a quinta geração com tradição na área. Os meus pais dedicaram-lhe toda a sua vida e acabei por crescer de forma intensa neste meio. Desde muito cedo ia a fábricas e a feiras internacionais e passava muito tempo na primeira loja David Rosas, no Porto, que ficava muito perto do colégio e do ténis”, conta Luísa Rosas, arquiteta de formação e agora designer, à Versa. 

Fala do ténis por ser um desporto que entrou cedo na sua vida "e coração", mas a que teve de ceder lugar para a atual grande paixão.

"A paixão pela joalharia só se revelou quando eu tinha já 30 anos. Um desafio lançado pelo meu irmão para desenhar uma coleção foi o catalisador que me fez perceber o quanto já percebia e gostava do mundo das joias”.

Da primeira coleção a um mar de novas peças 

Luísa Rosas ainda se lembra bem: a primeira peça que desenhou na sua marca homónima foi um anel da coleção BE, aquela com que se lançou no mercado da joalharia de luxo em 2009.  

Na altura, foram lançadas sete peças e todas elas passaram por um processo criativo minucioso, que faz parte do rigor da própria marca. 

O primeiro passo é a ideia.  

"Gosto, preciso até, talvez, de ter uma base: identificar qual o tema que quero trabalhar numa nova coleção. Defino os elementos que vou usar para começar a desenvolver o trabalho (imagens, filmes, textos...) e começo a desenhar a partir daí. Tenho um enorme banco de imagens, que comecei a fazer há muitos anos, e que inclui fotografias minhas que uso especialmente no início do processo”, explica.  

O segundo passo é entregar os esboços nas mãos da equipa, que trata de passar o que está a carvão para o digital e a partir dai trabalhar cada ideia até chegar ao primeiro protótipo de fábrica. Resta depois afinar encaixes, espessuras, brilhos, texturas e todos os acabamentos finais para depois, então, passar à produção. 

É feita em Portugal, mais precisamente numa fábrica em Guimarães, que produz para Luísa Rosas e para "algumas das mais reputadas marcas de alta joalharia a nível mundial".  

Por todo este processo passou também a nova e décima coleção da marca, SEA, que é, finalmente, a expressão da profunda ligação da designer à natureza.  

 

“A minha veia de arquiteta tem também um importante papel, mas a natureza é a força motriz que dá vida às minhas coleções. É uma fonte inesgotável de criatividade. As estruturas modulares e orgânicas da natureza, a forma como se desenvolvem, ajudam a estruturar o meu desenho”, refere.  

Formas côncavas ou convexas e diamantes que brilham como a água do mar são alguns dos elementos que dão forma às nove peças da nova coleção, através da qual Luísa Rosas finalmente representa o seu mar.  

"Ao criar esta coleção, estou também a prestar uma homenagem sincera e profunda a esta conexão que temos com o mar – uma ligação que sinto de uma forma muito pessoal. Esta representação não só enriquece a coleção como reforça a identidade da marca, traz mais portugalidade à coleção”, sublinha. 

É normal que SEA seja uma coleção que nos diga tanto pelo mar em que se inspira, mas não só a nós. Isto porque tendo a marca uma forte presença internacional, leva lá para fora estes pedaços de oceano em forma de joias, enriquecidas com ouro amarelo 18 quilates. “Promover a excelência de Portugal e partilhar a nossa rica identidade cultural além-fronteiras é uma das nossas prioridades e um motivo de orgulho”.  

Para onde leva a corrente Luísa Rosas?  

2024 é uma data importante para a marca Luísa Rosas. Passam 15 anos desde que a designer lançou o projeto ─ em abril de 2009 ─ e para o futuro há um desejo: chegar às bocas do mundo.  

“Ambicionamos ser reconhecidos como uma referência mundial no nosso segmento, promovendo a excelência de Portugal a nível internacional", diz Luísa.  

O caminho até agora feito vai ser consolidado e celebrado neste novo ano e marcado também por uma surpresa que, infelizmente, Luísa Rosas ainda não nos pode revelar. Mas a Versa ficará atenta. 

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