Thom Browne Semana de Alta-Costura de Paris 2024 | Fotografia: Francois Durand/Getty Images
Coolhunting

Desta vez não são Balenciaga os sapatos mais curiosos de Alta-Costura

Poucos falam nestes sapatos, mas é preciso tirar um momento para ver bem a criatividade que pisou o palco da Alta-Costura em Paris. E não, não é Balenciaga.

Podemos falar da performance da Balenciaga e de como surpreendeu na Semana de Alta-Costura de Paris com um espetáculo meditativo que não poupou nas irreverências habituais. Mas a verdade é que apesar do vestido preso por um alfinete ou modelo final que só pode ser usado uma vez, não foi a Balenciaga que levou os sapatos mais curiosos a Paris.

Foi sim o designer Thom Browne, que apresentou pela segunda vez uma coleção de Alta-Costura desde que a marca foi criada em 2001. Nesta edição, apostou num estilo atlético, como, aliás, também fez a Maison Dior, por conta da aproximação dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, e fez notar a vontade de dar uso à musselina nas novas peças.

Posto isto, foi entre um casaco coberto de lantejoulas quase até ao chão, coroas de louros, alfaiataria de diferentes e originais proporções em casacos, calções e camisas, ou ainda um vestido bordado em ouro que envolveu 42 pessoas e um total de 11 mil horas, é então que encontramos os sapatos aos quais não se tem dado a devida atenção.

 

Falamos de botas, de cano alto e baixo, usadas no desfile com todas as novas criações da coleção Thom Browne Couture 2024 e que são uma clara referência às Olimpíadas. 

"Imitam a postura de um atleta de pista nos momentos de tensão antes de uma corrida", explica a marca no Instagram, ainda que quando olhamos atentamente, verificamos que pouco se parecem com ténis de corrida.

 

No que toca à estrutura base, a estética é uma mistura entre ténis e botas de patinagem, já na sola (com e sem salto) têm pitons que fazem lembrar chuteiras de futebol e o cano com atacadores parece ser uma referência a todos os ténis desportivos que vão marca presença nos Jogos Olímpicos de 2024. 

No conjunto, é dos sapatos mais curiosos levados nesta temporada para a Semana de Alta-Costura de Paris e mostram como Thom Browne gosta de brincar com o tema que urge em França, mesmo quando se trata de moda a sério. 

Coolhunting

O que vestir nos próximos festivais? Fomos aos saldos por ti

Inês Teixeira

Se tens algum festival de música na agenda deste verão, estas são tendências que vais ver por lá. A VERSA foi aos saldos a pensar em ti e ajuda-te a criar um look para seres cabeça de cartaz em estilo.

Coolhunting