Banho quente | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Banhos quentes trazem benefícios e levam a vidas longas no Japão

Com tanto frio lá fora, a última coisa de que precisamos é de um banho gelado. Ao contrário do que muitos pensam, banhos quentes também trazem (outros) benefícios.

Ultimamante, muito se fala sobre os benefícios de um banho gelado, um método que promove o fluxo sanguíneo e diz-se eficaz no fortalecimento do sistema imunológico, bem como do bem-estar mental. Tanto assim o é que já muitas são as celebidades e atletas que se mostram em banheiras de água gelada e até com gelo à mistura.

Mas essa coragem não é para todos e é talvez a última coisa que desejamos durante este inverno de temperaturas tão baixas. Por isso, pesquisámos se não haveria benefícios num longo banho quente e a resposta, para nosso agrado, é afirmativa.

A DW publicou um artigo em 2020, no qual fala sobre estudos que revelam os benefícios de longos e quentes banhos de imersão. Shina Hayasaka, médico e professor de medicina na universidade de Tóquio, responsável por estudar há muitos anos os benefícios de banhos em águas quentes e termais, conclui que, no Japão, onde não faltam milhares de fontes termais, as vidas longas e saudáveis podem estar relacionadas com os banhos quentes regulares.

Hayasaka indicou que a água deve ter uma temperatura de, pelo menos, 38 graus celsius num banho de imersão com benefícios:  "Mergulhar em água quente faz com que as artérias relaxem e se expandam, aumentando a circulação."

E não é só tomar banho de água quente, é fazê-lo todos dias, já que o médico aponta que quem o faz sofre 30% menos de probabilidade de necessitar de cuidados de enfermagem do que aqueles que tomam banho com menos frequência.

Coolhunting

Última hora: presentes para quem te esqueceste, da Zara à Fnac

Se ainda te faltam presentes, tens aqui sugestões originais que podes comprar dentro ou fora de um centro comercial. Reunimos desde roupa a experiências.

Nécessaire