Cabelo | Fotografia: Kurt Hutton/Picture Post/Hulton Archive/Getty Images
Nécessaire

Caracóis definidos? Método deixa-te de cabeça voltada ao contrário

A forma como lavas o cabelo pode estar prestes a mudar. Dizem os especialistas, e também as reviews no TikTok, que há benefícios neste método.

Não tanto pela força da gravidade, mas por força de hábito, habituámo-nos a lavar o cabelo com a cabeça para cima e inclinada para trás de modo a receber a água do chuveiro. Mas há quem, pelo TikTok, ande a lavar o cabelo de cabeça para baixo e alegue ter razões para isso. 

Dizem, e demonstram, que o cabelo fica com mais volume e, no caso de quem tem caracóis, com mais definição ao contrário do que acontece numa normal lavagem. Poderia ser apenas uma teoria que circula na rede social, mas há mesmo especialistas que a defendem.  

"O chuveiro aplica tanta pressão que achata o topo do cabelo e afeta a textura", começa por explicar a hairstylist e tricologista Helen Reavy à Vogue americana. "Quando lavas o cabelo de cabeça para baixo, estás a levantar um pouco a raiz e a permitir que o champô se espalhe com muito mais facilidade, resultando numa limpeza melhor."

Consequentemente, obtém-se uma melhor definição e até os cabelos com tendência oleosa também vão beneficiar, porque de nove em cada dez casos, o problema não se deve ao tipo de cabelo, mas sim ao "acumular de produto e à limpeza pouco adequada".

Para além disso, devido ao maior fluxo sanguíneo no couro cabeludo com esta técnica, as raízes e folículos capilares ficam mais nutridos e isso leva a "um melhor crescimento e um cabelo mais saudável e forte em geral”, refere a cabeleireira Abby à Shape

Resta apenas responder a uma questão final: é seguro?

Pelo TikTok, apesar de nos vídeos se evidenciarem os benefícios, são raros aqueles que não fazem referência às dores nas costas no final da lavagem. Também a tricologista Helen Reavey reconhece na Shape que lavar o cabelo de cabeça para baixo pode ser realmente “um pouco desconfortável ou inconveniente”, mas frisa a importância de usar um chuveiro removível de mão para facilitar o processo.  

Coolhunting

Porque é a nova coleção da Zara uma provocação a todos os namorados?

A Zara acaba de apresentar uma nova coleção da cor da paixão e de uma das tendências de 2024. Os namorados e namoradas que se preparem.

Nécessaire