Fazer exercício físico durante a semana ou ao fim de semana promove a saúde do coração | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Treinar durante a semana ou só ao fim de semana? Ciência responde

Guerreiros de fim de semana, os vossos treinos talvez não sejam em vão. Há um estudo que fala sobre os benefícios.

Fazer exercício físico é, como sabemos, uma mais-valia para a saúde, um remédio natural que pode ajudar no tratamento e na prevenção de inúmeras doenças. E a verdade é que não importa quando o faças, mesmo que seja só ao fim de semana, porque a ciência vem agora comprovar que também há benefícios para aqueles que preferem não treinar durante a semana. 

Acompanhou-se mais de 89 mil pessoas, com idade média de 62 anos, para concluir que, sim, a “atividade física, independentemente do padrão, pode reduzir o risco de desenvolver um amplo espetro de doenças cardiovasculares”, segundo o relatório do estudo já publicado na revista científica Jama

Isto significa que quer tenhamos tempo para treinar com frequência ao longo da semana, quer sejamos apenas “guerreiros de fim de semana”, os benefícios serão praticamente iguais para a saúde do coração.

E apesar de concentrar em dois dias todo o exercício esteja associado a um maior risco de lesões musculares, os investigadores garantem que há “um risco similarmente menor de condições musculoesqueléticas em ambos os padrões de atividade”.  

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda entre 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana para os adultos, logo, independentemente do dia, basta treinar mais do que duas horas por semana para cumprir os objetivos.  

Coolhunting

Sara Sampaio compete com Margot Robbie para "a melhor Barbie"

Margot Robbie ou Sara Sampaio? As imagens mostram que a portuguesa está à altura do papel do momento.

Nécessaire